São Paulo anuncia projetos de revitalização e mobilidade urbana

Obras incluem parques, corredores verdes, túneis e terminais, com investimento de R$ 55 bilhões entre 2021 e 2025, visando integrar regiões e ampliar espaços públicos.

Por Redação-Itaquera em Notícias
2 Min

Imagem: Divulgação / Prefeitura de SP

A Prefeitura de São Paulo anunciou novos projetos urbanos que prometem transformar áreas centrais e periféricas da cidade, com foco em mobilidade, sustentabilidade e ampliação de espaços públicos. Entre as intervenções, estão obras de infraestrutura, revitalização de áreas degradadas e criação de parques e corredores verdes. Os projetos estão em diferentes fases, desde estudos preliminares até licitação e execução.

No centro histórico, o Parque Dom Pedro II será requalificado com a implantação de novas áreas verdes, reservatórios de águas pluviais e um terminal intermodal de transporte. O espaço contará ainda com praças, boulevard e galerias comerciais, com objetivo de aumentar a segurança e estimular a atividade econômica local. O projeto está atualmente em fase de análise de documentação para licitação.

Na região da Radial Leste-Oeste, a Esplanada da Liberdade deve se tornar um novo ponto de convivência, com praças, quiosques, áreas de lazer e um Espaço de Cultura com acesso gratuito. A proposta visa transformar o espaço entre viadutos em ambiente seguro e acessível, fomentando o uso público e a integração cultural. A licitação está prevista para o próximo mês de novembro.

Outras intervenções incluem o Boulevard Marquês de São Vicente, que conectará a zona Oeste ao centro expandido e à zona Leste, com vias arborizadas, ciclovias, parques lineares e prioridade para transporte coletivo, além do prolongamento do Complexo Roberto Marinho até a Rodovia dos Imigrantes, que trará túneis, sistemas inteligentes de tráfego e áreas verdes. Ambos os projetos estão em fase de estudos e licitação.

Entre 2021 e julho de 2025, a Prefeitura aplicou R$ 55 bilhões em obras e infraestrutura urbana, com mais de 9 mil intervenções concluídas e outras 1.138 em andamento. As ações fazem parte de um programa de modernização da cidade que busca melhorar a mobilidade, ampliar espaços públicos e integrar regiões historicamente isoladas.