Em outubro, espetáculo teatral ‘Ir e Vir: Cidadão Vigilante’ chega a Mogi Guaçu e Mococa com apresentações gratuitas

Com patrocínio da Renovias Concessionária, Companhia de Teatro Parafernália apresenta espetáculo itinerante e gratuito que conta com recursos de acessibilidade

Ricardo Gonçalves
15/10/2025 16h26 - Atualizado há 8 horas

Em outubro, espetáculo teatral ‘Ir e Vir: Cidadão Vigilante’ chega a Mogi Guaçu e Mococa com apresentações
Cia de Teatro Parafernália

O espetáculo infantojuvenil “Ir e Vir: Cidadão Vigilante”, da Cia. de Teatro Parafernália, que em 2025 já foi visto por mais de 7.800 crianças e adolescentes, chega nesta quinta e sexta-feira, dias 16 e 17 de outubro, a Mogi Guaçu, com duas sessões gratuitas por dia. Na próxima semana, o espetáculo itinerante segue para Mococa, no dia 22, com mais duas apresentações.
 

A peça integra o projeto Caminhos em Cena, com patrocínio da Renovias Concessionária, que em 2025 percorre o interior de São Paulo levando teatro e informação a estudantes da rede pública.
 

Para muitas crianças, trata-se do primeiro contato com a arte. “Em cada cidade que passamos, vemos estudantes descobrindo o teatro pela primeira vez. Esse encontro é marcante, porque a arte passa a fazer parte da vida delas”, destaca a atriz, gestora cultural e coordenadora executiva da Cia. de Teatro Parafernália, Andréia Nunes.
 

“Ir e Vir: Cidadão Vigilante” conta a história de Gael (interpretado por Vinícius Rodrigues), Valentina (Jéssica Frizão) e Lucas (João Paulo Vital) que partem em uma aventura em busca de respostas sobre como as crianças podem contribuir na segurança do trânsito. Com a ajuda de Irevinda (Joyce Pontes), Senhor Semáforo e Coninho, eles exploram o mundo virtual do jogo Ir e Vir em busca de um prêmio especial: o tão sonhado bóton do Cidadão Vigilante.
 

O ator e coordenador do projeto Caminhos em Cena, João Paulo Vital explica que o espetáculo é voltado a estudantes de 6 a 12 anos e combina humor, música e participação do público para transformar conceitos do dia a dia em aprendizados práticos, aproximando a linguagem teatral da realidade das escolas.
 

“O espetáculo ‘Ir e Vir: Cidadão Vigilante’ apresenta uma narrativa lúdica e interativa em que os personagens convidam as crianças a participar de um jogo de perguntas e respostas sobre cidadania, segurança no trânsito, mobilidade urbana e sustentabilidade. As crianças aprendem brincando”, afirma.
 

A novidade é que, em 2025, as apresentações passaram a contar também com intérprete de Libras, audiodescrição ao vivo e abafadores sensoriais, ampliando o acesso de crianças com deficiência ou com Transtorno do Processamento Sensorial.
 

O projeto Caminhos em Cena é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio do Ministério da Cultura. A iniciativa já passou por 17 cidades e a expectativa é alcançar mais de 8 mil pessoas até o fim de 2025. Além do espetáculo, os alunos recebem cartilhas, jogos e adesivos com dicas sobre inclusão, cidadania e segurança no trânsito. As ações estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
 

O espetáculo tem direção de Alexandre Souzah e texto original de Viviane Casteliani, adaptado por Almir Pugina.
 

Confira a agenda:
 

Mogi Guaçu

Data: 16/10/2025

Horário: 10h15 e 13h30

Local: EMEF Prof. Antonio Carnevalle Filho

Endereço: R. Cristóvão Colombo, 2101 - Jardim Novo Itacolomy, Mogi Guaçu (SP)

Mogi Guaçu

Data: 17/10/2025

Horário: 10h30 e 13h20

Local: EMEF Waldomiro Calmazani

Endereço: R. Francisco Alves Pereira, 390 - Jardim Almira, Mogi Guaçu (SP)

Mococa

Data: 22/10/2025

Horário: 10h e 13h15

Local: EMEB Prof. Carlindo Paroli

Endereço: Av. Francisco José Dias Lima, 925-1009 - Conj. Hab. Francisco Garofalo, Mococa (SP)

 

Sobre a Renovias: A malha viária da Renovias liga Campinas, Circuito das Águas e sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mococa), SP-342 (Mogi Guaçu/Águas da Prata), SP-344 (Aguaí/Vargem Grande do Sul), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), com extensão de 345,6 km. A concessionária administra as rodovias através do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo e Artesp.

Sobre a Cia de Teatro Parafernália: Com mais de 30 anos de experiência, a Cia de Teatro Parafernália é conhecida por suas produções teatrais que mesclam entretenimento e reflexão sobre questões sociais e ambientais. Com uma equipe talentosa e dedicada, a companhia busca utilizar a arte como ferramenta de transformação e conscientização. Com sede em Mogi Guaçu, realiza durante todo o ano apresentações teatrais gratuitas em quase todo Brasil.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RICARDO BENTO GONCALVES
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.