A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, lança, em parceria com a plataforma de soluções arquitetônicas Arqgen, uma nova versão do Simulador de Galpões, agora totalmente compatível com os parâmetros estabelecidos pela norma brasileira que trata do projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto para edificações (NBR 8800/2024). A atualização amplia significativamente o escopo de atuação da ferramenta, que passa a contemplar mais elementos, além da estrutura principal de galpões metálicos.
Com a nova versão, os usuários podem incluir no simulador elementos complementares e fundamentais, como sistemas secundários de cobertura e fechamento, telhas metálicas e uma variedade de acessórios que compõem o sistema construtivo. Essa ampliação funcional contribui para uma estimativa orçamentária na sugestão de produtos que otimizam o dimensionamento do galpão de forma mais precisa e detalhada, incorporando a variável de peso das estruturas secundárias no cálculo dos vãos principais, permitindo uma definição mais assertiva e técnica das dimensões da obra.
Para Débora Baum, Gerente Geral de Marketing da Gerdau, o Simulador de Galpões representa um avanço estratégico rumo à construção inteligente e à digitalização dos processos de engenharia. “A Gerdau, como uma empresa genuinamente brasileira e centenária, carrega o compromisso de inovar continuamente, desenvolvendo soluções e ferramentas que apoiem todas as etapas do desenvolvimento de projetos em aço e atendam às necessidades do setor da construção. Esse é mais um recurso pioneiro integrado à nossa plataforma Gerdau Mais, que potencializa a tomada de decisão, promove a racionalização dos materiais e aprimora a experiência de nossos clientes”, afirma.
A base conceitual e metodológica do simulador está fundamentada no conteúdo do manual “Galpões em Pórticos com Perfis Estruturais W Gerdau”, reconhecido nacionalmente como referência técnica em soluções para construção metálica. A nova edição do manual, revisada e ampliada, apresenta uma abordagem prática e aplicada para diferentes configurações de projeto, contemplando variações de vãos, alturas e espaçamentos entre pórticos. Além disso, disponibiliza tabelas, ábacos e orientações que facilitam o processo de pré-dimensionamento, contribuindo para maior agilidade e precisão na elaboração dos projetos estruturais.
Ao integrar o que há de mais atualizado em termos normativos com a flexibilidade e a eficiência das tecnologias digitais, a ferramenta oferece a engenheiros, projetistas, incorporadores, construtores e demais profissionais da área uma experiência técnica completa, intuitiva e altamente eficaz. O simulador reduz o tempo de geração das simulações, gera listas de materiais e facilita o contato com as soluções em aço.
“Acreditamos que a inteligência artificial pode transformar profundamente a forma como concebemos projetos na construção civil. Com o Simulador de Galpões, mostramos como a digitalização deixa de ser uma promessa de futuro para se tornar, hoje mesmo, uma prática aplicável ao dia a dia dos profissionais. Para a Arqgen, é uma grande conquista estar ao lado da Gerdau nessa iniciativa, conectando nossa tecnologia de ponta ao conhecimento consolidado de uma líder global do setor”, afirma Thomas Takeuchi, CEO da Arqgen.
O simulador está disponível gratuitamente no Gerdau Mais, plataforma de negócios da companhia no Brasil, que oferece recursos de autoatendimento e apoia o desenvolvimento da jornada de compra de produtos e serviços da empresa.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TATIANE FORNARI NELLI
[email protected]