Santo Antônio do Pinhal abriga um projeto ambiental único na Serra da Mantiqueira

FRANK ROGÉRIO (11) 99991 - 9246
15/10/2025 16h12 - Atualizado há 6 horas

Santo Antônio do Pinhal abriga um projeto ambiental único na Serra da Mantiqueira
Divulgação
Em Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira - região metropolitana do Vale do Paraíba, próxima a Campos do Jordão - cresce uma iniciativa inovadora dedicada à conservação da Mata Atlântica e à reconexão das pessoas com a natureza: o Projeto Espaço Sauá.
Idealizado e dirigido pela empreendedora de impacto socioambiental Liege Ferlin dos Santos, o projeto nasceu em 2022 a partir de uma experiência pessoal de restauração ecológica e biocultural que transformou sua trajetória de vida. Hoje, o Espaço Sauá integra práticas alinhadas às Soluções Baseadas na Natureza (SbN), unindo conservação, ciência, produção orgânica e cultura em um território de 8 hectares, sendo 5 hectares de mata nativa e 3 hectares com estufas produtivas, jardins, cozinha, café, espaços de convivência e trilhas.
No Espaço Sauá, a biodiversidade da Mata Atlântica se manifesta em experiências como a produção orgânica de alimentos certificados, o resgate da culinária histórica local, atividades de turismo ecológico e científico, educação ambiental e ações de recuperação de áreas degradadas.

Educação e ciência cidadã
O Espaço Sauá já acolheu mais de 1.200 estudantes da rede pública, além de professores, merendeiras e gestores municipais, em atividades que combinam trilhas pedagógicas, oficinas e vivências. Entre elas está o Jardim Sensorial, instalado em estufa e composto por cerca de 40 espécies nativas — sendo 10 comestíveis —, que convida a explorar os cinco sentidos em uma experiência imersiva. Outra vivência é o Banho de Floresta, realizado nas trilhas do espaço e conduzido por profissional credenciado em instituição internacional, que orienta os participantes em uma imersão guiada destinada a promover a percepção ecológica, o bem-estar físico e mental e a compreensão da relação e da importância dos ecossistemas que compõe uma floresta.
Produção orgânica e Feira da Fartura
O projeto mantém uma produção diversificada, que já abastece hotéis e pousadas da região, incluindo o cultivo de 1.000 pés de morango orgânico, hortaliças, raízes e folhas. Aos sábados, essa produção se conecta à comunidade e aos visitantes por meio da Feira da Fartura, realizada dentro do espaço. A feira reúne alimentos orgânicos, artesanato local, música clássica ao vivo, espaço criança, oficinas de arte e cultura e o Café do Sauá que serve café completo com ingredientes da Mantiqueira.
Impacto e futuro
Mais do que um projeto ambiental, o Espaço Sauá é um território em construção, que se fortalece a cada etapa. Sua proposta é ampliar a reconexão entre pessoas e natureza, a partir da interpretação da paisagem, mostrando que a Mata Atlântica é fonte de vida, bem-estar e inspiração, e, que exige nosso total respeito e cuidado.
 
Serviço:
Espaço Sauá — Rua Antonio José Ramos, 66 (200m do centro), Santo Antônio do Pinhal – SP.
Feira da Fartura — todos os sábados, das 9h às 13h.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FRANK ROGERIO DA FONSECA MARTINS
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.