A Fractio acaba de estrear no mercado de logística internacional como um NVOCC (Non-Vessel Operating Common Carrier), isto é, empresa que atua como transportadora no comércio marítimo sem operar navios próprios, especializada na consolidação de cargas e também em cargas completas.
Com presença em Itajaí (SC) e São Paulo (SP), a Fractio conecta agentes de carga, freight forwarders, despachantes e armadores por meio de uma rede global de parceiros estratégicos, oferecendo soluções ágeis, confiáveis e personalizadas para empresas que atuam no mercado internacional.
A marca foi desenvolvida pela Evolgo, empresa gaúcha com atuação nacional em branding e design de marcas, que conduziu o projeto de construção estratégica da Fractio ao longo de três meses. O processo envolveu imersão, cocriação e desenvolvimento de identidade, resultando em um posicionamento forte, contemporâneo e simbólico: “a confiança como motor que move o mundo e os negócios.”
“Nosso desafio era criar uma marca que inspirasse confiança em um setor onde ela é fundamental para a evolução dos negócios. A Fractio nasce para mostrar que é possível ter alma leve e compromisso pesado, um envolvimento profundo com a entrega”, afirma Felipe Schmitt-Fleischer, estrategista de marca e cofundador da Evolgo.
Durante o projeto, a Evolgo participou ativamente das definições estratégicas da Fractio, contribuindo com a escolha do nome e a criação de posicionamento, manifesto, slogan e tom de voz. O time também desenvolveu toda a identidade visual, incluindo logotipo, paleta de cores, tipografia e sistema gráfico.
O slogan “Confiança move o mundo” sintetiza o propósito da Fractio: reforçar a importância da credibilidade nas relações comerciais internacionais. A identidade visual da marca traduz esse conceito com um design que combina solidez e leveza, através de linhas limpas, formas geométricas e cores marcantes. O símbolo é composto por estrela, triângulo e fração, representando os diferentes modais logísticos e sua interconexão.
“O design da Fractio é mais do que estética, é estratégia. Ele transforma conceitos como credibilidade e eficiência em linguagem visual, mostrando que a confiança pode ser percebida antes mesmo de ser dita”, destaca Gilnei Silva, diretor criativo e cofundador da Evolgo.
Operação global com foco em agilidade e transparência
Como NVOCC, a Fractio atua consolidando cargas de diferentes clientes, otimizando o uso de contêineres e oferecendo soluções logísticas inteligentes para empresas de todos os portes. A atuação global é reforçada por parcerias com armadores e agentes nos principais portos do mundo, garantindo eficiência, segurança e transparência nas operações.
“Mais do que intermediar espaços entre armadores e agentes, viemos mostrar que é possível entregar o essencial com leveza na forma e firmeza no compromisso. Sabemos que, neste setor, não se transportam apenas cargas, mas reputações, relações e promessas. Por isso, escolhemos transportar o que há de mais valioso: a confiança”, completa André Gobersztejn, CEO e cofundador da Fractio.
FICHA TÉCNICA:
:: Estratégia de marca: Felipe Schmitt-Fleischer
:: Design: Gilnei Silva
:: Redação: Cícero de Cesero
:: Cliente: Fractio
SOBRE A EVOLGO
Fundada em Novo Hamburgo (RS) por Gilnei Silva e Felipe Schmitt-Fleischer, a Evolgo nasceu com o propósito de transformar marcas em ativos estratégicos de crescimento. A empresa atua como especialista em posicionamento e identidade visual, unindo estratégia, design e gestão para construir marcas fortes, coerentes e relevantes.
Desde sua criação, a Evolgo já assinou projetos para empresas de diferentes setores, como moda, alimentos, logística, tecnologia e serviços. Entre os clientes atendidos estão Carrano, FishTV, Frumar, Poly, Pac Log, Petite Jolie, Zimmer, Conline e Sorrifácil, entre outros.
Com uma abordagem provocativa e especializada, a Evolgo se diferencia por utilizar ferramentas proprietárias, como o Sol da Marca, que organiza atributos estratégicos e guia a coerência de toda a comunicação. Esse método tem garantido resultados tangíveis para as marcas que buscam clareza, diferenciação e impacto no mercado.
Reconhecida pela consistência e relevância de seus projetos, a Evolgo já foi premiada no Brasil Design Award (BDA) e no Prêmio Bornancini de Design, além de ter trabalhos publicados em anuários e livros de design nacionais.
Com o slogan “Evolgo. Não espere o futuro, faça-o”, a empresa se posiciona como parceira de negócios que acreditam no branding como alavanca de crescimento e diferenciação competitiva.
SOBRE A FRACTIO
A Fractio atua no segmento de logística para o comércio exterior, sendo um agente essencialmente neutro e parceiro dos agentes de carga, intermediando espaços entre armadores e agentes.
A Fractio é um NVOCC (Non-Vessel Operating Common Carrier) — empresa do comércio marítimo que atua como transportadora sem possuir ou operar navios. Sua função principal é consolidar cargas de diferentes clientes para otimizar o espaço em contêineres, oferecendo esse serviço a agentes de carga, freight forwarders e despachantes, especialmente aqueles com cargas menores (LCL – Less Container Load) que não completam um contêiner, mas também com serviço de contêiner completo (FCL – Full Container Load).
A Fractio opera com uma rede global de armadores e parceiros estratégicos nos principais portos de origem e destino, atendendo empresas que atuam no mercado internacional, com escritórios em Itajaí (SC) e São Paulo (SP).
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GUSTAVO TAMAGNO MARTINS
[email protected]