ISA ENERGIA BRASIL obtém Licença Ambiental de Operação do Projeto Riacho Grande (SP)

Empreendimento reforça a confiabilidade do sistema elétrico da Região Metropolitana de São Paulo, aumentando a segurança e a flexibilidade no fornecimento de energia elétrica para a sociedade e a indústria

CRISTIAN FRANCISCO BUONO COSTA
30/09/2025 15h50 - Atualizado há 4 horas

Divulgação

São Paulo, 29 de setembro de 2025 – A ISA ENERGIA BRASIL, líder em transmissão de energia no País, obteve da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) a Licença Ambiental de Operação (LO) para a Subestação São Caetano do Sul e as Linhas de Transmissão Subterrâneas de alta tensão que interligam duas subestações existentes Miguel Reale e Sul, implantadas nos municípios de São Paulo, Santo André e São Caetano do Sul.

“A emissão da Licença Ambiental de Operação (LO) do Projeto Riacho Grande para o Trecho Subterrâneo representa a consolidação de um trabalho realizado com excelência, que vai além do atendimento às condicionantes ambientais. O projeto teve como diferencial a integração de iniciativas sociais, entre elas a reforma do Recanto Vida Nova, casa de acolhimento para pessoas em situação de rua no bairro Ipiranga (SP), e o incentivo à agricultura urbana, por meio do apoio a projetos já em desenvolvimento na área do empreendimento. A ISA ENERGIA BRASIL reafirma, assim, seu compromisso em conduzir seus projetos com responsabilidade socioambiental e respeito às comunidades onde atua”, diz Debora Fiaschi, gerente de Meio Ambiente e Fundiário da ISA ENERGIA BRASIL.

Como parte do Projeto Riacho Grande, referente ao lote 7 do Leilão de Transmissão da ANEEL nº 01/20, trata-se da implantação das maiores linhas de transmissão subterrâneas do País, com 44,6 km de extensão combinadas em circuito duplo e tensão de 345 kV. O empreendimento inclui outros 9 km de linhas aéreas de 345 kV, com a subestação blindada e compacta com potência de 800 MVA em São Caetano do Sul, além da ampliação das subestações existentes Miguel Reale e Sul.

O Projeto Riacho Grande vai aumentar a flexibilidade do sistema e garantir mais confiabilidade no fornecimento de energia elétrica para a Região Metropolitana de São Paulo. Além disso, tem integração com a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior da América Latina, na Subestação Sul, dando assim mais robustez para essa subestação e suas conexões.

“O Projeto Riacho Grande é um marco para a modernização do sistema em uma das regiões mais populosas do País. Com a tecnologia subterrânea neste empreendimento, vamos ampliar a confiabilidade da rede e reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação no sistema de transmissão nacional”, destaca Dayron Urrego, diretor-executivo de Projetos da ISA ENERGIA BRASIL.
Saiba mais sobre o projeto - https://www.isaenergiabrasil.com.br/transicao-energetica/nossos-projetos/projeto-riacho-grande/

 

Sobre a ISA ENERGIA BRASIL

A ISA ENERGIA BRASIL (B3: ISAE3; ISAE4) é líder em transmissão de energia no País, por meio da gestão de 34 concessões distribuídas em 18 Estados. Com mais de 1.600 colaboradores, a companhia é responsável por cerca de 30% da energia elétrica transmitida no País e aproximadamente 95% no Estado de São Paulo, além de ser pioneira no desenvolvimento de tecnologias, como as primeiras subestações digital e 4.0, o primeiro sistema de armazenamento de energia em baterias em larga escala e o primeiro sistema com tecnologia FACTS do tipo SSSC no sistema de transmissão brasileiro.

Seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos, incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 136 subestações próprias com tensão de até 550 kV. Tem como acionista controlador a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total. “Energia, Vida e Transição” são três palavras que definem a essência de sua estratégia que busca impulsionar a transformação para um futuro sustentável, com o compromisso de priorizar a vida em todas as suas formas e garantir uma transição energética resiliente, segura, limpa e justa.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a): Cristian Francisco Buono Costa
cristian.buono@rpmacomunicacao.com.br