Aluno de dez anos inspira projeto de lei após aulas de empreendedorismo
Yure Cedraz levou ideias para projeto de lei que oferece benefícios para mães de múltiplos (gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos, ou mais)
Jeniffer Miranda
25/09/2025 12h56 - Atualizado há 6 horas
Grupo MKR
Nascido em Feira de Santana, na Bahia, Yure Cedraz veio de uma gestação de quadrigêmeos. Sua mãe, Layane Cedraz, tem seis filhos, sendo que quatro deles nasceram de uma única gravidez. Enfrentando muitos desafios, Layane criou os filhos com dedicação, e Yure sempre testemunhou a força e o esforço da mãe.
Quando tinha nove anos, Yure foi matriculado por Layane na MBA Kids & Teens, escola que oferece aulas de empreendedorismo e educação financeira para crianças e adolescentes. Ao término do curso, aos dez, cada aluno precisava desenvolver um projeto que identificasse um problema e propusesse uma solução. Foi então que Yure criou um projeto baseado na realidade de sua própria família.
A iniciativa do garoto inspirou a criação do Projeto de Lei 789/2025, que trata de políticas públicas em favor das mulheres, especialmente das mães de múltiplos (gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos ou mais).
"Uma família grande tem necessidades específicas. Além de precisar de mais comida em casa, o ideal, para sairmos todos juntos em um só veículo, o mesmo deveria ter sete lugares, o que não temos. Observando esses detalhes, comecei a pensar no problema que eu realmente queria solucionar. As aulas de empreendedorismo me ensinaram que tudo o que imaginamos pode se tornar realidade, desde que sigamos um plano adequado. Passei a refletir sobre como outras famílias, como a minha, poderiam ter melhores condições", explica Yure Cedraz.
A MBA Kids & Teens faz parte do Grupo MKR, holding que reúne outras marcas voltadas para soluções inovadoras na educação, como a robótica. Em sua metodologia, o projeto de final de ano estimula a criança a desenvolver o raciocínio lógico, refletindo sobre todas as etapas necessárias para transformar uma ideia em realidade. Depois disso, a escola foca na importância de ensinar os alunos a identificar oportunidades — exatamente o que aconteceu com Yure.
Durante uma missa em Feira de Santana, que também era voltada para múltiplos, o garoto viu algumas autoridades públicas presentes e, mesmo em um momento informal, fez questão de apresentar sua proposta. O pensamento inicial de Yure, foi um projeto que oferecesse cupom de descontos para serviços que toda família de múltiplos necessita, como alimentação, medicação, educação, transporte e lazer. Esse gesto marcou o início do processo que viabilizou a criação do projeto de lei.
"É uma alegria imensa ver meu filho conquistando espaço de maneira tão especial. Yure tem TDAH e dislexia, e aprendeu a ler e escrever somente aos 8 anos de idade. Diferente de outras crianças, o sonho dele sempre foi se tornar empreendedor, e por isso o matriculei na MBA Kids & Teens. É muito gratificante perceber que, apesar de todos os desafios, meu filho pode ajudar não apenas a si mesmo, mas também a sociedade", afirma Layane Cedraz, mãe de Yure.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RAFAEL DE ALMEIDA ROLIM
[email protected]