Estação Hospital São Paulo, da Linha 5-Lilás, é a primeira do Brasil a receber sinalização em Linguagem Simples

Iniciativa pioneira do Instituto Jô Clemente (IJC) em parceria com a ViaMobilidade pretende promover acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência no transporte público

SARAH ABRãO
25/09/2025 14h52 - Atualizado há 5 horas

Estação Hospital São Paulo, da Linha 5-Lilás, é a primeira do Brasil a receber sinalização em Linguagem
Representantes do IJC, da ViaMobilidade (do grupo Motiva) e autoridades no evento de inauguração do projeto-piloto de Linguagem Simples da Estação Hospital São Paulo. Foto: Divulgação

Em uma iniciativa inédita voltada à promoção da inclusão e à acessibilidade nos espaços urbanos, o Instituto Jô Clemente (IJC), em parceria com a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô, inaugurou oficialmente nesta terça-feira (23) o projeto de sinalização em Linguagem Simples na Estação Hospital São Paulo. É a primeira estação do Brasil a oferecer este recurso.

As placas implementadas foram elaboradas com base em princípios de design universal e acessibilidade cognitiva. Elas utilizam frases curtas, diretas e com linguagem objetiva, além de ícones, pictogramas e elementos visuais de fácil reconhecimento, que funcionam como apoio à leitura e interpretação das mensagens.

A ação integra as comemorações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, e tem como foco tornar a experiência dos usuários no transporte público mais acessível, especialmente para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA), idosos, crianças, pessoas com baixo letramento e demais públicos que enfrentam barreiras na compreensão de informações.

Pictogramas e imagens alterados para o uso de linguagem simples na estação. Foto: Divulgação

Um passo concreto para cidades mais acessíveis

Durante o evento de inauguração, representantes do IJC, da ViaMobilidade e autoridades convidadas percorreram a estação para conhecer as novas sinalizações e compreender a aplicação prática dos conceitos de Linguagem Simples no ambiente urbano. O momento marcou o lançamento formal de um projeto que visa impactar positivamente o cotidiano de milhares de pessoas que utilizam o transporte público diariamente.

"Este projeto é um marco e o primeiro passo para levarmos a comunicação inclusiva para outros espaços urbanos, como trens, estradas, aeroportos, meios fluviais e qualquer outra forma de mobilidade. Afinal, quando comunicamos de forma adequada, incluímos todas as pessoas. Que este seja o começo de um movimento que vai muito além das placas e que, por meio da comunicação, promove inclusão e autonomia”, afirma Priscilla de Arruda Camargo, Gerente Executiva de Marketing, Comunicação e Captação de Recursos do Instituto Jô Clemente (IJC).

Estação piloto e localização estratégica

Localizada a apenas 130 metros do Instituto Jô Clemente (IJC), a Estação Hospital São Paulo está inserida em uma região com grande fluxo de pessoas e serviços essenciais, como hospitais, centros de saúde e instituições de ensino, o que a torna ideal para a implementação inicial do projeto.

“É com grande alegria que celebramos a parceria com o Instituto Jô Clemente (IJC). O que começou com uma simples conversa, hoje se tornou realidade com o projeto e impactará cerca de 12 mil pessoas que passam diariamente por esta estação. Nosso objetivo é propiciar uma linguagem mais simples para que todos os clientes tenham autonomia em nossos espaços, o que reflete nossa missão de respeitar e atender a todos da melhor forma possível”, afirma Antônio Marcio Barros Silva, diretor da ViaMobilidade Linhas 5 e 17. 

Mais do que promover a inclusão, a adoção da Linguagem Simples nas sinalizações tem impacto direto na experiência dos passageiros. Informações claras e objetivas facilitam a navegação pela estação, reduzem dúvidas e aumentam a sensação de segurança e autonomia, benefícios que se estendem a todos os usuários.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SARAH ABRÃO CARDOSO
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.