Setembro Vermelho: cardiologista alerta para a importância da detecção precoce e tratamento ágil do infarto agudo do miocárdio

Especialista comenta ainda a importância da implantação do serviço de hemodinâmica no Hospital São José, que passa a oferecer exames e procedimentos de alta complexidade minimamente invasivos, para pacientes com doenças cardiovasculares

BERNARDO BRUNO
25/09/2025 11h17 - Atualizado há 4 horas

Setembro Vermelho: cardiologista alerta para a importância da detecção precoce e tratamento ágil do infarto
Reprodução

A campanha do Setembro Vermelho busca conscientizar a população acerca da importância da prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, principal causa de mortalidade no mundo. Independentemente de condições socioeconômicas, as doenças do coração afetam a saúde em uma escala global. Por isso, é um mês tão essencial para se pensar o bem-estar da população em geral.

“A principal causa de mortalidade é o infarto agudo do miocárdio, para além de suas sequelas como insuficiência cardíaca ou arritmias graves. Cerca de 50% dos óbitos acontecem antes mesmo do paciente chegar no hospital. Portanto, quanto antes o paciente é atendido, maiores são as chances de sobrevida. Precisamos reconhecer sua gravidade e procurar assistência médica o mais rápido possível”, explica o Dr. Constantino González Salgado, cardiologista do Hospital São José.

Para isso, precisamos conhecer os sintomas do infarto, também conhecido como ataque cardíaco. A dor no peito é o sinal clássico, mas ela pode se irradiar para os braços, mandíbula ou até para a região do estômago. “Qualquer dor torácica opressiva que dure mais de 20 a 30 minutos deve ser levada a sério. Quanto antes o paciente chega ao hospital, mais fácil é desobstruir a artéria e evitar danos permanentes ao músculo cardíaco”, afirma o médico. Ele lembra ainda que diabéticos podem não apresentar dor, mas sentir falta de ar ou cansaço intenso, o que também exige atenção imediata.

É fundamental conhecer também os principais fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares e do infarto agudo do miocárdio. Fatores genéticos e o histórico familiar são elementos importantes a se considerar, porém questões como diabetes, sedentarismo, hipertensão arterial, tabagismo e colesterol alto podem ser controladas ou até mesmo combatidas por completo. Nesse contexto, observamos a importância da prevenção das doenças cardiovasculares por meio de alimentação equilibrada, atividade física constante, check-ups regulares, além da interrupção do tabagismo e do consumo de bebidas alcoólicas.

Os exames de detecção e diagnóstico também têm um papel fundamental por proporcionarem um tratamento mais ágil e completo antes de eventuais complicações. Em Teresópolis, um reforço importante nessa luta aconteceu recentemente com a implantação do serviço de hemodinâmica , no Hospital São José, que passa a oferecer exames e procedimentos de alta complexidade. “Com o cateterismo, é possível diagnosticar e tratar doenças das artérias coronárias e das válvulas de forma minimamente invasiva. Esse avanço traz para a cidade um padrão de atendimento comparável a grandes centros do país e do mundo”, conclui o cardiologista do hospital.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BERNARDO DE QUADROS BRUNO
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.