Prefeitura de São Paulo reativa tendas da Operação Baixas Temperaturas

Estruturas oferecem refeições, cobertores e encaminhamento à rede de acolhimento para pessoas em situação de rua durante os dias mais frios do ano.

Redação - Itaquera em Notícias
25/09/2025 15h02 - Atualizado há 4 horas

Imagem: Acervo / Prefeitura de SP

A Prefeitura de São Paulo voltou a montar, nesta quarta-feira (24), as estruturas da Operação Baixas Temperaturas em diferentes regiões da capital. As tendas funcionam como ponto de apoio à população em situação de rua nos dias mais frios do ano, oferecendo acolhimento emergencial e atendimento básico.

O serviço é acionado sempre que a temperatura ou a sensação térmica atinge 13 °C. Nesse período, entre 18h e 0h, as equipes distribuem refeições quentes e água, além de oferecer transporte para a rede de acolhimento. Para quem opta por não ser encaminhado, são entregues cobertores.

A cidade dispõe atualmente de mais de 26 mil vagas distribuídas em centros de acolhida, hotéis sociais, Vilas Reencontro e outros serviços. Durante a operação, quatro Centros Esportivos também são disponibilizados para pernoite, banho e alimentação.

Além disso, o Serviço Especializado de Abordagem Social atua de forma contínua na busca ativa de pessoas em situação de rua. As solicitações da população podem ser feitas pelo telefone 156, que recebe chamados 24 horas por dia, sem necessidade de identificação.