Mecanizou aplica tecnologia para garantir assertividade nas buscas de peças

PAULA SKORETZKY
24/09/2025 11h51 - Atualizado há 14 horas

Mecanizou aplica tecnologia para garantir assertividade nas buscas de peças
divulgação
A Mecanizou, startup de tecnologia focada no mercado de autopeças, está transformando a forma como oficinas mecânicas, distribuidores e varejistas conectam-se e realizam negócios. Por meio de sua plataforma digital, a empresa tem como objetivo garantir máxima assertividade na busca por peças automotivas, utilizando tecnologia avançada e inteligência de dados para eliminar erros e otimizar o tempo dos profissionais da área.

Com mais de 1 milhão de peças em seu catálogo e mais de 190 fornecedores homologados, a Mecanizou oferece uma das bases de dados mais completas do setor. O portfólio atende tanto veículos nacionais quanto importados da linha leve, permitindo que os mecânicos encontrem as peças que precisam com precisão. Isso é possível graças ao uso de filtros específicos, que detalham as buscas por marca, tipo de peça (dianteiro, traseiro, direito, esquerdo) e compatibilidade com modelos.  Dentre as categorias de peças disponíveis, abrangem os sistemas de direção, transmissão, elétrico, produtos para funilaria, fluidos e pneus, cobrindo todas as necessidades das oficinas mecânicas.


Tecnologia e Inteligência Aplicadas: O "Match" Perfeito
Recentemente a empresa implementou mais uma ferramenta para auxiliar ainda mais a agilidade e a assertividade na busca de peças: o "Feedback Loop", uma funcionalidade que utiliza o histórico completo de interações na plataforma — incluindo buscas, vendas e devoluções — para refinar continuamente os resultados apresentados aos usuários. Esse processo possibilita identificar padrões, corrigir eventuais inconsistências no catálogo e melhorar de forma contínua a precisão na recomendação de peças.

“O mercado de autopeças exige agilidade e precisão para garantir que o mecânico receba a peça certa, na hora certa, eliminando retrabalho e atrasos de entrega. Por isso, criamos um sistema que aprende a cada interação e garante uma maior assertividade no resultado final”, explica Ian Faria, CEO da Mecanizou. "O resultado é a criação de uma verdadeira ponte entre distribuidores e consumidores, promovendo conexões mais rápidas e seguras dentro do mercado automotivo.", finaliza Faria.

Além disso, outras funcionalidades tecnológicas, como integração com um sistema dinâmico de filtros, garantem que o profissional encontre exatamente o que procura. Dentre as marcas mais procuradas, destacam-se peças para veículos das montadoras Fiat, Chevrolet, Volkswagen, Ford e Renault.

A Mecanizou também aponta números expressivos que retratam o desempenho da plataforma e a sua relevância no setor:
 
  • 42,43% das peças mais vendidas correspondem a sistemas de motor, seguido por componentes de suspensão (16,67%) e freios (9,55%), além de componentes para transmissão (6.50%) e sistema elétrico (3.22%).

Com soluções pensadas para garantir o "match" perfeito entre busca e peça, a Mecanizou comprova que a tecnologia pode ser uma grande aliada na evolução do setor de autopeças no Brasil.

Para conhecer mais sobre a empresa e ter acesso ao seu catálogo, acesse www.mecanizou.com.br.

Texto: Paula Skoretzky / PSC Comunicação – Assessoria de Imprensa Mecanizou.
Foto: Divulgação
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PAULA SKORETZKY CALCIOLARI
[email protected]


FONTE: Texto: Paula Skoretzky / PSC Comunicação – Assessoria de Imprensa Mecanizou.
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.