Roubos de carga disparam 24,8% em 2025: especialista explica o papel estratégico do seguro

Anderson Dineis, da TruckPag, explica como coberturas personalizadas, tecnologia e prevenção ajudam transportadoras a reduzir riscos

AGATHA VICTORYA RODRIGUES VALENTIN
24/09/2025 17h58 - Atualizado há 9 horas

Roubos de carga disparam 24,8% em 2025: especialista explica o papel estratégico do seguro
Anderson Dineis, Gerente de Negócios (TruckPag Seguros) da TruckPag. Crédito da imagem: Divulgação TruckPag


O setor de transporte rodoviário de cargas no Brasil enfrenta desafios crescentes. Em 2025, os roubos de carga aumentaram 24,8% no primeiro semestre, causando prejuízos milionários às transportadoras. Nesse cenário, muitas empresas ainda operam sem seguro adequado, um erro que pode comprometer a saúde financeira e a credibilidade da operação.


"Muitas transportadoras ainda enxergam o seguro apenas como um custo e não como um investimento estratégico. Além disso, falta conhecimento sobre as coberturas disponíveis ou existe a crença de que problemas graves, como roubos e acidentes, não vão acontecer. Essa mentalidade coloca toda a operação em risco", afirma Anderson Dineis, Gerente de Negócios (TruckPag Seguros) da TruckPag, startup de meios de pagamento com soluções completas para frota pesada.
 

Para ajudar as transportadoras a entender a importância do seguro, o especialista destaca 5 formas pelas quais sua adoção contribui para melhorar a operação. Veja a seguir:


1. Proteção financeira e operacional

Sem seguro, a transportadora assume sozinha qualquer prejuízo causado por acidentes, roubos ou avarias na carga. Isso não apenas compromete o fluxo de caixa, como também pode afetar contratos futuros e a confiança dos clientes. "O seguro garante que a empresa tenha respaldo financeiro imediato em situações críticas, protegendo tanto os ativos quanto a continuidade das operações", complementa Dineis.


2. Escolha da cobertura adequada

O seguro de transporte de cargas é fundamental, mas outras modalidades, como o seguro da frota e a responsabilidade civil do transportador, também são importantes. "A apólice deve ser personalizada conforme o tipo de carga, região de operação e perfil da empresa, garantindo proteção completa em diferentes cenários. Contar com um seguro personalizado assegura que, em situações delicadas como colisões ou perda de carga, o condutor e a transportadora tenham atendimento técnico e respaldo financeiro imediato", explica o especialista.


3. Integração com tecnologia e prevenção

Investir em tecnologia e seguro não são ações isoladas. Sistemas de gestão de rotas, monitoramento da frota e análise de dados ajudam a reduzir riscos e otimizar operações. "Quando integrados, seguro e tecnologia aumentam a eficiência, reduzem desperdícios e reforçam a segurança da operação", reforça o Gerente de Negócios.


4. Cultura interna de prevenção

Mapear a operação para identificar desperdícios e vulnerabilidades é o primeiro passo. Depois, é possível estabelecer metas claras de economia, revisar coberturas e treinar equipes, promovendo uma cultura interna que valorize prevenção e boas práticas de segurança.

"Transportadoras que criam essa cultura conseguem reduzir sinistros, melhorar o desempenho operacional e fortalecer a confiança de clientes e parceiros", completa o especialista.


5. Sustentabilidade e responsabilidade

Quando a rota é otimizada, o veículo passa menos tempo na estrada, consome menos combustível e emite menos gases poluentes. Além disso, o uso inteligente dos recursos aumenta a vida útil da frota e reduz a necessidade de reposição de peças."Operar de forma econômica e responsável é parte da estratégia de prevenção que o seguro complementa, tornando a operação mais segura e eficiente. O seguro não é apenas um contrato: é uma ferramenta estratégica que protege ativos, fortalece a marca e garante continuidade, eficiência e competitividade no setor logístico", conclui Dineis.


Sobre a TruckPag:
 

A TruckPag é uma startup de meios de pagamento com soluções completas para frota pesada. A empresa oferece um cartão para controle dos gastos de abastecimento das frotas e gestão de manutenções, a tag de pedágio, além do TruckPag Bank, solução bancária que disponibiliza o Gestão de Despesas. Por meio da plataforma proprietária, a empresa permite que os gestores tenham visibilidade dos postos de gasolina nos trajetos, valores de combustível em cada um, além de gerar relatórios das frotas baseados em dados, entre outras funcionalidades. Fundada em 2019 em formato 100% bootstrapp, a empresa é liderada por Kassio Seefeld, fundador e CEO, e hoje totaliza mais de 120 mil transações de abastecimento por mês. Acesse o site da empresa e saiba mais.


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LUCIANA RODRIGUES VALENTIN
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