A cidade de São Paulo promoveu neste mês uma série de atividades para marcar o Dia da Árvore. Entre as ações, ocorreu o 8º Plantio Global, no último domingo (21), que contou com a participação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), órgãos regionais, coletivos ambientais e moradores da região. O evento reuniu dezenas de pessoas na Praça do Povo Húngaro, na Vila Mariana, em uma atividade de plantio aberta ao público.
No local, foram introduzidas 35 novas mudas de diferentes espécies nativas, como parte da Campanha Permanente de Incentivo à Arborização. A iniciativa integra também a programação da Semana da Árvore e faz parte dos esforços da Prefeitura para ampliar a cobertura vegetal da capital. Apenas em 2025, mais de 80 mil mudas já foram plantadas em diversos bairros.
A ação teve como destaque a participação de crianças, que se envolveram no plantio ao lado de familiares e voluntários. De acordo com os organizadores, esse contato busca incentivar desde cedo a consciência ambiental e o cuidado com o espaço público, além de aproximar a comunidade das práticas de preservação.
O Plantio Global ocorre de forma simultânea em várias cidades do mundo e é considerado uma estratégia de mobilização coletiva frente às mudanças climáticas. Em São Paulo, além da Vila Mariana, outro plantio foi realizado no bairro da Casa Verde, totalizando mais de 1,3 mil mudas inseridas na capital na data comemorativa.