O resultado da categoria Segmento da Construção e Engenharia no Ranking Valor 1000 – 2025 classificou a Marquise Infraestrutura como a “Melhor” construtora brasileira e como a “Maior e Melhor” do setor nas regiões Norte e Nordeste. A conquista consolida a relevância da empresa em obras estruturantes em todo o país e reforça a trajetória de crescimento do Grupo Marquise — hoje um dos maiores conglomerados empresariais do Brasil — que avançou 23 posições em relação ao ranking do ano passado.
“O desempenho da Marquise Infraestrutura no ranking demonstra nossa capacidade de executar projetos complexos e estratégicos em várias regiões do país. Temos orgulho de ser uma construtora nacional, comprometida com obras que deixam legado e transformam realidades”, afirma Renan Carvalho, diretor-presidente da Marquise Infraestrutura.
Entre as obras de maior impacto conduzidas pela empresa está a Ferrovia Transnordestina, um dos projetos logísticos mais estratégicos do Brasil, com 1.206 quilômetros de extensão, atravessando 53 municípios do Piauí, Ceará e Pernambuco. A Marquise Infraestrutura já concluiu os lotes 1, 2 e 3 e atualmente conduz seis frentes de obras. A ferrovia abrirá um novo corredor de exportação para grãos, minérios, combustíveis e produtos industriais, ampliando a competitividade da região.
No setor portuário, a Marquise Infraestrutura assinou uma das maiores expansões portuárias já realizadas no país, no Terminal do Pecém, no Ceará. O projeto contemplou a construção de cinco berços de atracação que somam 1.660 metros de comprimento — sendo 1.600 metros de cais acostável —, além de um amplo pátio de movimentação de cargas com 186 mil metros quadrados. As intervenções incluíram ainda a ampliação do quebra-mar em 1.100 metros e a execução de duas pontes estratégicas: uma de 360 metros, que garante o acesso ao Terminal Marítimo de Uso Público (TMUT), e outra de 1.450 metros, conectando ao quebra-mar.
Com tradição em obras de segurança hídrica, a empresa já executou a Barragem de Tabatinga (RN) e o Canal de Acauã (PB). No Ceará, é responsável pela planta de dessalinização da Praia do Futuro, em Fortaleza, que terá capacidade para produzir 1 m³/s de água potável, beneficiando cerca de 720 mil pessoas.
No Estado de São Paulo, a construtora está à frente de obras estratégicas como as barragens de Pedreira e Duas Pontes, no município de Amparo, do Governo do Estado de São Paulo, que devem beneficiar mais de 5,5 milhões de pessoas na região de Campinas e em 28 municípios vizinhos. Juntas, as intervenções ampliarão a garantia de abastecimento de água por aproximadamente 50 anos. Outro importante obra é o de saneamento em Praia Grande, no litoral, com implantação de mais de 50 quilômetros de adutoras em parceria com a Sabesp. A empresa também conduz as obras da primeira etapa da ampliação do Sistema Rio Manso, da Copasa, em Minas Gerais.
Em mobilidade urbana, a Marquise Infraestrutura constrói o BRT de Brasília e concluiu recentemente o viaduto de Ananindeua, no Pará, que melhora a fluidez do tráfego na Região Metropolitana de Belém.
O sucesso da Marquise Infraestrutura no ranking também reflete a força do Grupo Marquise em incorporações. A Marquise Incorporações vem ampliando sua atuação em diferentes regiões, incluindo o Sudeste, com projetos em São Paulo, e obtendo grande êxito em empreendimentos residenciais e comerciais. Um exemplo é o Mandara By Yoo, em Fortaleza, que vendeu 97% das unidades em menos de um ano. A atuação robusta da incorporadora reforça o desempenho do Grupo, que alia tradição e inovação no mercado imobiliário brasileiro.
Já a Marquise Ambiental é uma das líderes brasileiras em soluções de tratamento de resíduos sólidos, com investimentos em projetos que aliam gestão eficiente e geração de energia limpa. No Ceará, a partir da implantação do Centro de Tratamento e Transformação de Resíduos da região metropolitana de Fortaleza (CE), a Marquise Ambiental, em parceria com a MDC, produz biometano na GNR Fortaleza, considerada referência mundial em injeção de biometano em rede de gás canalizado