Circuito cultural “Lugar de Criança é no Teatro” abre circulação por cidades do interior paulista

Verbo Nostro
22/09/2025 10h10 - Atualizado há 6 horas

Circuito cultural “Lugar de Criança é no Teatro” abre circulação por cidades do interior paulista
divulgação
Ribeirão Preto/SP, 22 de setembro de 2025 - Depois da estreia de sucesso em 2024, o Circuito Cultural Lugar de Criança é no Teatro, da Cia Raros Circo e Teatro, de Ribeirão Preto, abre a segunda temporada do projeto, com circulação pelas cidades de Viradouro, Sertãozinho e Castilho, todas no interior de São Paulo. Durante setembro e outubro, a trupe faz sete apresentações dos espetáculos “Clownfusão, os internacionalmente desconhecidos” e “Reciclown Circus”, ambos do repertório autoral da companhia. Todos os espetáculos têm acesso gratuito.

O cronograma do circuito leva o Lugar de Criança é no Teatro  para Sertãozinho nesta segunda-feira, 22 de setembro, com duas sessões de “Reciclown Circus” no teatro da Escola Municipal Professora Elvira Arruda de Souza (rua Pedro Canesin, 621), às 10h e às 13h. No dia 6 de outubro (segunda-feira), a companhia apresenta “Clownfusão os Internacionalmente Desconhecidos” na sede social da Paróquia São José (sede social), na cidade de Castilho (avenida Getúlio Vargas, 746), às 14h e 16h. A circulação da segunda temporada do projeto termina no dia 10 de outubro (sexta-feira), no Teatro da Sede Social de Viradouro, com “Clownfusão, os internacionalmente desconhecidos”, às 8h30 e 13h30. A abertura oficial da agenda aconteceu também em Viradouro, no dia 15 de setembro, no Teatro Municipal da cidade.


O espetáculo “Reciclown Circus” tem o universo socioambiental como temática central e leva para o palco ações simples que podem impactar o cotidiano de uma comunidade. A ideia é reforçar com o público a importância de iniciativas como a separação, reutilização e reciclagem de materiais que são diariamente descartados pela população. O alinhavo da montagem é a ênfase no papel social de cada pessoa para conscientizar e transformar o modo como a sociedade lida com o lixo que produz.

A história do circo clássico é dos elementos que compõem a estética do circo tradicional são o mote da montagem “Clownfusão, os internacionalmente desconhecidos”. A narrativa é baseada numa dupla de palhaços que disputam entre si a atenção e os aplausos do público. Malabarismo, palhaçaria e chicote são alguns dos números da tradição circense presentes em cena. Aos finais de cada apresentação, os artistas - Fábio Brasileiro,  Daniella Brasileiro e João Marcílio – realiza uma roda de conversa com público. 

Ator e coordenador geral da Cia Raros Circo e Teatro, Fábio Brasileiro, comenta que a continuidade do projeto em 2025 veio na esteira do que foi alcançado na primeira temporada. “Foi muito significativo para nós a estreia deste circuito no ano passado, com teatros lotados nas cidades onde tivemos a oportunidade de levar este trabalho, aproximando crianças e jovens da linguagem do circo-teatro, despertando olhares e emoções que ficam como memória afetiva”, afirma Brasileiro. O artista também destaca a ampliação da rede do circuito em 2025. “Neste ano, chegamos a novos municípios e isso vem ao encontro do nosso compromisso de formar plateias e tornar a arte acessível, especialmente para o público infantojuvenil”, enfatiza o coordenador da companhia.

A primeira temporada do Circuito Cultural Lugar de Criança é no Teatro, em 2024, foi prestigiada por 1.700 crianças, de oito a 15 anos, do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais e estaduais nas cidades por onde a trupe passou. Resultado que foi festejado pela Cia Raros de Circo e Teatro. “Cada vez que abrimos a cortina, é como se abríssemos também uma janela para a imaginação. O riso e a emoção compartilhados em cada sessão se transformam em sementes de memória para as crianças e jovens que nos assistem. 

Continuar esse projeto em 2025 é renovar a esperança de que o teatro e o circo seguem vivos como lugares de encontro, afeto e descoberta”, finaliza Fábio Brasileiro. O Circuito Cultural ‘Lugar de Criança é no Teatro’ conta com apoio do ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo.

Estreia de novos integrantes
A circulação também marca a chegada de dois novos artistas ao grupo. Mateus Romano, equilibrista, malabarista e artista aéreo, integra a companhia após longa trajetória em importantes circos brasileiros. Já Gisele Canhette, acrobata aérea, contorcionista e equilibrista, soma ao grupo sua experiência reconhecida por premiações e participações em festivais de relevância nacional.

Sobre a Cia Raros Circo e Teatro
Fundada em 2016, em Ribeirão Preto (SP), a Cia Raros Circo e Teatro é formada por seus fundadores Fábio Brasileiro e Daniella Brasileiro, e agora conta também com os novos integrantes Mateus Romano e Gisele Canhette. É um grupo de circo e teatro de repertório que aposta no trabalho para além dos limites do espaço cênico.

As pesquisas que orientam suas montagens são realizadas em quatro eixos: popular (não apenas como linguagem, mas como meio de produção e difusão cultural), dramaturgia autoral, ocupação de ruas e espaços não convencionais e compartilhamento de saberes com formação de público.
Desde 2017, a companhia realiza apresentações e ações formativas em cidades afastadas dos grandes centros urbanos, promovendo circulações em pequenas cidades e povoados do sertão nordestino (Paraíba e Ceará), além de circuitos independentes em municípios do interior paulista.

Entre os espetáculos em repertório estão Clownfusão – Os Internacionalmente Desconhecidos (2016), Clownflitos Amorosos (2019), Reciclown Circus (2021), Tradição, Paixão e Circo (2022), Memórias Circenses (2024), Fulano da Silva (2024) e 4 Amigos, 2 Rodas e 1 Sonho! (2024) -  todos premiados e com dezenas de apresentações em São Paulo e em outros estados.
O Circuito Cultural Lugar de Criança é no Teatro conta com a Produção Executiva da Origem Produções e é realizado através do ProAC ICMS - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, com o patrocínio da Viralcool.

Serviço: Circuito Cultural Lugar de Criança é no Teatro, com a Cia Raros Circo e Teatro - 2ª temporada
Espetáculo: “Reciclown Circus”

Data e horário: 22/09 (segunda-feira) | 10h e 13h
Local: Teatro da Escola Municipal Professora Elvira Arruda de Souza (rua Pedro Canesin, 621 - Sertãozinho)

Espetáculo: “Clownfusão, os internacionalmente desconhecidos”
Data e horário: 06/10 (segunda-feira) | 14h e 16h
Local: sede social da Paróquia São José (avenida Getúlio Vargas, 746 - Castilho)

Espetáculo: “Clownfusão, os internacionalmente desconhecidos”
Data e horário: 10/10 (sexta-feira) | 8h30 e 13h30
Local: Teatro Municipal de Viradouro (rua São João, 86)
Público: Apresentação destinada ao público escolar.
Redes Sociais da Cia
Instagram: @raroscircoteatro
YouTube: Raros Circo e Teatro

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
[email protected]


FONTE: https://www.instagram.com/verbonostro/
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.