Cerca de 40 jovens da Fundação CASA são premiados na competição de conhecimentos da USP

Adolescentes de 18 centros socioeducativos conquistam certificados de Ouro, Prata e Bronze na 9ª edição da CUCO, que oferece bolsas em cursos da universidade pública

MATHEUS VINICIUS
19/09/2025 12h17 - Atualizado há 4 horas

Cerca de 40 jovens da Fundação CASA são premiados na competição de conhecimentos da USP
Divulgação/Fundação CASA
Entre sonhos e novas oportunidades, cerca de 40 jovens da Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, transformaram disciplina e dedicação em conquistas acadêmicas na 9ª edição da Competição USP de Conhecimentos e Oportunidades (CUCO). O resultado foi anunciado em 10 de setembro e reforça como a educação é essencial para promover inclusão, fortalecer trajetórias e abrir portas para o futuro.

Os adolescentes se destacaram entre 394 participantes da instituição, conquistando 25 certificados digitais Ouro, nove Prata, cinco Bronze e uma Menção Honrosa, representando 18 centros socioeducativos nos municípios de Bauru (1 jovem), Botucatu (10), Cerqueira César (3), Diadema (1), Guarulhos (1), Irapuru (3), Itaquaquecetuba (4), Jacareí (2), Limeira (2), Lorena (2), Marília (1), São Paulo (8), Sertãozinho (1) e Sorocaba (1).


Entre os destaques, Bruna (nome fictício), 18 anos, do CASA Feminino Diadema, premiada com certificado Ouro, contou que sua preparação exigiu disciplina e dedicação: “Estudei todos os dias revisando conteúdos de matemática, ciências e português. Receber o certificado Ouro mostra que todo esforço valeu a pena e me dá ainda mais motivação para seguir aprendendo e conquistar novas oportunidades”. Bruna quer cursar Direito e usou a CUCO também como preparação para o vestibular, aproveitando as aulas do ensino médio ministradas por professores da rede estadual dentro do próprio centro socioeducativo.

A prova da CUCO foi aplicada entre os dias 25 e 29 de agosto às três séries do ensino médio das escolas públicas do Estado. Composta por 18 questões de múltipla escolha em Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa, teve duração de até duas horas e foi realizada nas salas de informática dos centros socioeducativos.

Como premiação, os jovens terão acesso gratuito a três cursos de formação complementar da USP, com carga horária de 40 horas cada. Os certificados obtidos agregam valor ao currículo e fortalecem as chances em processos seletivos para estágios e empregos, evidenciando dedicação, esforço acadêmico e comprometimento com o desenvolvimento pessoal e profissional.

A iniciativa contou com o apoio da Gerência de Governança da Educação (GGE) da Fundação CASA, que propôs a participação como forma de promover uma aprendizagem lúdica e dinâmica, estimulando o raciocínio e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Apoiamos a presença dos nossos adolescentes em iniciativas como a CUCO, pois acreditamos que o incentivo educacional amplia horizontes e abre novas possibilidades de futuro”, destacou a gerente Neuza Flores.

“Esses resultados reforçam o nosso papel em oferecer oportunidades reais de transformação. Ao investir na educação, estamos contribuindo para a reintegração dos jovens e para a construção de uma sociedade mais justa e segura”, ressaltou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.

Sobre a CUCO
A Competição USP de Conhecimentos e Oportunidades (CUCO) é um projeto do programa Vem Saber da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Centro Paula Souza e o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP). A iniciativa busca estimular o aprendizado, aproximar os adolescentes do ensino superior e reconhecer o desempenho acadêmico dos estudantes da rede pública.

Voltada às três séries do ensino médio, a CUCO tem como objetivo aprimorar o desempenho nas disciplinas que compõem vestibulares e outros processos seletivos, além de incentivar o acesso ao ensino superior e fortalecer a formação acadêmica e as perspectivas futuras dos participantes.

Sobre a Fundação CASA
A Fundação CASA aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social. Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS VINICIUS DE FARIAS SALGADO
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.