A equipe Synergy, formada por estudantes do Ensino Médio da FourC Bilingual Academy, conquistou uma vaga para representar o Brasil na etapa mundial do STEM Racing , que será realizado entre os dias 27 de setembro e 2 de outubro, em Singapura, durante o Grande Prêmio de Fórmula 1. O torneio internacional, anteriormente conhecido como F1 in Schools, reúne mais de 80 escuderias estudantis de diferentes países e é considerado uma das maiores competições educacionais do mundo, unindo Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM, na sigla em inglês).
Na etapa nacional, a Synergy alcançou o segundo lugar geral e foi premiada em diversas categorias, o que lhe garantiu o convite para a etapa mundial. Normalmente, os segundos colocados participam da competição como equipes colaborativas, dividindo integrantes com estudantes de outros países. No entanto, neste caso, a organização internacional decidiu ampliar o convite e permitir que a Synergy competisse como equipe completa.
Desde então, a rotina dos estudantes tem sido de preparação intensa. Além de planejar os carrinhos em miniatura inspirados na Fórmula 1, eles precisam elaborar portfolios digitais, estruturar o estande de apresentação, captar patrocínios e treinar habilidades de comunicação. Segundo Francisco Ferreira, professor líder de STEM da FourC Bilingual Academy, essa etapa é uma das mais exigentes da jornada. “Estamos entrando agora na fase mais crítica, em que é necessário refinar as entregas para que tudo esteja dentro do prazo. Os alunos terão semanas de trabalho exclusivo para finalizar os documentos que devem ser entregues 15 dias antes da competição”, afirma.
Conciliar a vida escolar com as demandas da competição tem sido um dos principais desafios. A escola funciona em período integral, o que exige dos alunos disciplina e resiliência para equilibrar estudos, projeto e momentos de lazer. “O grande desafio é achar tempo para conciliar tudo. Nosso papel é ajudá-los a manter esse equilíbrio, lembrando sempre que sem resiliência não há resultado e que o prêmio será proporcional ao esforço”, comenta o professor.
Mais do que os aspectos técnicos, a participação no STEM Racing traz ganhos que vão além do conteúdo. Para o educador, a competição fortalece a autonomia e desenvolve habilidades fundamentais para a vida. “Os alunos aprendem a se autoavaliar e a buscar o conhecimento de que precisam. É uma experiência que os prepara para um futuro acadêmico e profissional em constante transformação, porque o mercado de trabalho que eles vão encontrar ainda nem existe”, destaca Ferreira. Ele acredita que iniciativas como essa ajudam os alunos a entenderem o conteúdo aprendido em sela de uma nova maneira. “Projetos como o STEM Racing mostram a aplicabilidade do conhecimento e dão sentido ao aprendizado, os alunos conseguem enxergar o conteúdo”, completa.
Na equipe, cada aluno tem sua função. Algumas delas são: engenharia, design dos carros, marketing e captação de patrocínios. Essa variedade de tarefas possibilita que cada um entenda seus interesses. Para o professor, os resultados ultrapassam a técnica. “Eles aprendem a lidar com frustrações, com resultados diferentes do esperado, e desenvolvem soft skills como trabalho em equipe, resiliência e organização. Esse ambiente controlado permite que vivenciem situações semelhantes às do mundo fora da escola, mas com acompanhamento próximo”, ressalta.
Com a classificação, a equipe se torna a única representante do estado de São Paulo no mundial, representando o Estado e o Brasil. Agora, os estudantes intensificam a preparação final antes do embarque para Singapura.
FourC Bilingual Academy: Com a missão de formar cidadãos globais para uma nova sociedade, a FourC Bilingual Academy é uma escola sediada em Bauru, interior de São Paulo, que possui mais de 600 alunos e 15 anos de experiência no ensino bilíngue. Fundada pela empreendedora americana Sara Hughes, a instituição de ensino se baseia em 4 fundamentos: pensamento crítico, colaboração, cultura e cidadania. O trabalho é realizado junto a uma equipe de profissionais capacitados que fomentam a autonomia dos alunos, ampliando seus recursos e criando oportunidades de desenvolvimento.
Informações à imprensa
Mira Comunicação – assessoria de imprensa
Amanda Prado | [email protected] | cel. (11) 97182-0207
Vitória João | [email protected] | cel. (11) 96584-4554
Vinicius Tamamoto| [email protected]
Diego Ramalho | [email protected]
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA VICTORIA GORSKI VIEIRA BARBOSA
[email protected]