Freepik
A pesquisa “Navegando o Panorama do Mercado Automotivo”, realizada pela Ipsos com 484 consumidores em todo o Brasil de carros novos, seminovos e usados, mostra que a Chevrolet domina o cenário nos grupos 50+ (24,4%), 40-49 anos (22,2%), 30-39 anos (20,9%) e 18-29 anos (18,8%). Enquanto a Volkswagen foi a primeira escolha para 32,4% dos maiores de 50, os mais jovens (18-29) optaram inicialmente pela Chevrolet (24,5%). A segunda posição é ocupada pela Fiat em três faixas etárias: entre 50+ (16,8%), 30-39 anos (19,8%) e 18-29 anos (14,9%). Já entre consumidores de 40-49 anos, a Ford (14,6%) se destaca.
A pesquisa ouviu homens e mulheres para saber se houve uma migração da primeira marca de automóvel para a atual. Entre as principais marcas (Chevrolet, Fiat, Volkswagen e Ford), a penetração caiu de 87,4% para 71,2% entre consumidores mais velhos e de 62,6% para 49,4% entre jovens.
As marcas Hyundai e Honda vêm ganhando espaço: entre 50+, Hyundai sendo citada por 6,9% e Honda por 5,2%. Já entre os mais jovens na faixa 18-29 anos citam Honda (15,6%) e em segundo a Renault (6,9%). “Esse é um dado que mostra o efeito Civic, com uma imagem que repercute entre os clientes. A força do produto, neste caso, puxa a força da marca”, destaca Marcelo Pereira, Head Ipsos automotivo.
Para a faixa de 40-49 anos Honda está à frente (7,4%) e para os de 30-39 anos, a Hyundai (6,2%). Em relação às marcas chinesas, a pesquisa avaliou que, embora tenham entrado no mercado automotivo com produtos competitivos, sua presença ainda é discreta entre aqueles que estão comprando seu primeiro veículo e os que já possuem um carro. No entanto, Marcelo acredita que em um futuro próximo esse cenário deve mudar.
“É um estudo muito abrangente, que apresenta dados não só de veículos novos, mas também seminovos e usados – o que não é comum. Esse é um mercado cinco vezes maior do que o de carros 0 KM e a pesquisa permite que os interessados no tema possam evoluir sua base de informações a partir de depoimentos reais dos consumidores”, afirma Marcelo.
Perfis do consumidor brasileiro A partir dos dados levantados, a pesquisa identificou seis perfis semifictícios baseados em dados demográficos e comportamentais reais.
- Jovens conectados (18-29 anos): buscam independência e conveniência, valorizam custo-benefício e tecnologia. Apreciam modelos que oferecem conectividade e estão abertos a alternativas como o transporte público.
- Agentes de mudança (18-29 anos): buscam flexibilidade e redução de custos, buscam experiências e preferem mobilidade por apps ao carro próprio.
- Executivos pragmáticos (30-39 anos): buscam status, tecnologia de ponta e carros zero km. Valorizam status e conforto para uso diário.
- Famílias em crescimento (40-49 anos): procuram segurança, espaço para a família e custo-benefício. Preferem veículos usados e utilizam o carro principalmente para atividades cotidianas, atentos ao orçamento.
- Inovadores sustentáveis (30-49 anos): investem em veículos híbridos/elétricos e praticidade com tecnologia avançada. Fazem uso consciente do carro para atividades necessárias, optando por alternativas de transporte para reduzir o impacto ambiental.
- Aposentados tranquilos (50+): priorizam conforto, confiabilidade e segurança, optando por veículos novos quando possível. Usam o carro para atividades diárias e consideram outros meios de transporte apenas para eventos esporádicos.
A pesquisa foi apresentada pela Ipsos, empresa de pesquisa líder global no setor automotivo, durante o
Automotive Business Experience 2025 (ABX25), realizado em São Paulo.
Para mais informações sobre o estudo, acesse o
site da Ipsos Sobre a Ipsos A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de 6.000 clientes e 20.000 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MILENA OLIVEIRA CRUZ
[email protected]