Há 32 anos, no memorável dia 17 de setembro de 1993, em Curitiba, por ocasião do I Encontro Brasileiro da Advocacia Criminal, nascia a Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas!
Um momento histórico, sintetizado na célebre mensagem do eminente advogado criminalista Elias Mattar Assad que assim anunciava: “Em nosso nome e em nome dos advogados do futuro, eu tenho a honra, neste momento, de declarar fundada a Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas.”
Um sonho sonhado por muitos advogados e advogadas criminalistas que lutavam as mesmas lutas, nas mesmas trincheiras de todo o país.
Uma ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ADVOGADOS CRIMINALISTAS – ABRACRIM, vocacionada para ser a advogada e a voz da advocacia criminal brasileira!
Como a história registra, a Abracrim foi desejada e idealizada sob os auspícios do alvorecer da Constituição Federal. Não à toa, um período de consolidação de garantias constitucionais que trouxe em seu bojo a indispensabilidade da advocacia para a administração da justiça, tornando-a, portanto, essencial para a defesa da cidadania e para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito.
Hoje, celebramos os 32 anos da Abracrim! Um dia em que celebramos suas glórias e conquistas sem, no entanto, nos esquecermos dos obstáculos e desafios que marcaram sua trajetória e que fizeram, é certo, com que a Abracrim crescesse e florescesse, tornando-se a mais respeitada e destacada entidade representativa da advocacia criminal do Brasil.
Quanta honra! Quanto orgulho! Todos e todas nós, que integramos a diretoria nacional, ao lado dos colegas e das colegas que compõem as diretorias estaduais, as comissões e os diversos órgãos internos, buscamos cumprir a difícil e honrosa missão da Abracrim com responsabilidade, dedicação e comprometimento. Sempre visando, cotidianamente, o constante aperfeiçoamento institucional e a melhor defesa dos interesses dos nossos associados e associadas e de toda a advocacia criminal.
Mesmo diante das dificuldades, com resiliência, disciplina e união de esforços, a Abracrim tem avançado no cumprimento de suas obrigações institucionais, dando cada vez mais visibilidade positiva à advocacia criminal, mostrando sua força e representatividade. Espírito no qual, nos últimos dias 3, 4 e 5 de setembro, realizamos em João Pessoa/PB o XIV Encontro Brasileiro da Advocacia Criminal – EBAC 2025, cujo tema foi “Protagonismo da Advocacia Criminal e o Aperfeiçoamento do Sistema de Justiça”.
Um evento que não apenas reafirmou o papel transformador da advocacia criminal, como também ressaltou o protagonismo da própria ABRACRIM como a maior entidade representativa da advocacia criminal brasileira.
Durante o encontro, advogadas e advogados criminalistas de todo o país aprovaram, por aclamação, a “Carta de João Pessoa da Advocacia Criminal Brasileira”, documento que reafirma os compromissos históricos da categoria com a defesa da liberdade, dos direitos humanos e do Estado Democrático de Direito. Documento esse, fruto da unidade da advocacia criminal, que deverá ser entregue a todas as autoridades do país, fazendo ecoar, de forma firme e incontornável, a voz da advocacia criminal brasileira.
Consciente e comprometida com o passado, com o presente e com o futuro da nossa instituição, a Abracrim, que congrega advogados e advogadas criminalistas de todo o país, erguida pela união de diversas associações estaduais, hoje se mantém presente em todo o território nacional, sendo reconhecida e reverenciada como a maior e mais representativa entidade da advocacia criminal do Brasil.
Ao longo desses anos, foram criadas comissões temáticas, a Escola Brasileira da Advocacia Criminal (EAbracrim), além da realização de eventos que se tornaram referência, como o ENAC e o EBAC, sempre com o propósito de qualificação técnica, fortalecimento institucional e defesa intransigente das prerrogativas da advocacia criminal.
Por meio do Observatório da Advocacia Criminal, a Abracrim segue monitorando em tempo real os assuntos de interesse da classe e atuando nos Tribunais Superiores como amicus curiae, apresentando memoriais, pareceres e sustentações orais em ações de relevância nacional.
Essa é a marca da Abracrim: ser representativa, presente e atuante na vida profissional de seus associados e associadas, sempre em defesa da liberdade, da justiça e do Estado Democrático de Direito!
Congregando esforços e com propósito comum, a Abracrim segue sendo imprescindível para a advocacia criminal e para o Brasil.
Essa é a Abracrim: comprometida, forte, moderna e atuante!
SHEYNER YÀSBECK ASFÓRA
Presidente Nacional da Abracrim
ADRIANA MARIA GOMES DE SOUZA SPENGLER
Vice-Presidente Nacional da Abracrim
ANTÔNIO APARECIDO BELARMINO JÚNIOR
Secretário-Geral da Abracrim
LÍGIA KUNZENDORFF MAFRA
Secretária-Geral Adjunta da Abracrim
LEONARDO DE MORAES ARAÚJO LIMA
Tesoureiro da Abracrim
FERNANDO PARENTE DOS SANTOS VASCONCELOS
Diretor de Assuntos Institucionais da Abracrim
GABRIELA NEHME BEMFICA
Diretora Adjunta de Assuntos Institucionais da Abracrim
AURY CELSO LIMA LOPES JUNIOR
Procurador-Geral da Abracrim
THIAGO MIRANDA MINAGÉ
Procurador-Geral Adjunto da Abracrim
FERNANDA CORRÊA OSÓRIO
Diretora Acadêmica da Abracrim
ELISÂNGELA SCHAPPO MUNIZ
Diretora Acadêmica Adjunta da Abracrim
MÁRIO DE OLIVEIRA FILHO
Diretor de Defesa das Prerrogativas da Abracrim
CATHARINA ESTRELLA BALLUT
Diretora Adjunta de Defesa das Prerrogativas da Abracrim
CAROLINE VIGANO MATTAR ASSAD
Ouvidora-Geral da Abracrim
SORAIA DA ROSA MENDES
Oradora Nacional da Abracrim
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAIO FERREIRA PRATES
[email protected]