Dia do Cliente representa oportunidade de faturamento para bares e restaurantes

Estabelecimentos podem aproveitar a data para impulsionar vendas; neste ano, a ocasião é estratégica para gerar mais movimento na segunda-feira

TATIANE FERREIRA
15/09/2025 14h40 - Atualizado há 5 horas

Dia do Cliente representa oportunidade de faturamento para bares e restaurantes
Elevate/Pexels

Em um momento no qual diferentes gerações compartilham o mercado de trabalho e de consumo, atrair clientes tem sido uma tarefa multifocal. Para fortalecer os vínculos com os consumidores, o setor de alimentação fora do lar pode preparar ações tanto no salão quanto no digital para o Dia do Cliente, que acontece em 15 de setembro. 

A Geração Z, por exemplo, tem pressionado o setor a se adaptar. Para esse público, conveniência e autenticidade pesam tanto quanto preço, o que torna essencial investir em presença digital.  

Mesmo com o crescimento do digital, o salão continua sendo o coração do setor, vendas por delivery representam apenas 30%, segundo a Abrasel. Valorizar esse espaço significa investir na experiência presencial, no atendimento de qualidade e na criação de momentos que fidelizam o cliente.  

O restaurante Dom Brejas, em Campinas (SP), terá como foco o salão nessa data. Dino, o proprietário, conta que o objetivo da ação desse ano é surpreender os clientes oferecendo um brinde de chopp. “Você acaba criando uma memória positiva, um sentimento de carinho, para que o cliente também seja valorizado”, afirma. 

No restaurante campinense, esse é o primeiro ano em que o foco principal não está em trazer novos clientes, mas em valorizar quem já acompanha a marca. “Não vamos divulgar nossa ação, apenas o cliente que for que será surpreendido, dessa forma focamos em fortalecer o vínculo com nosso público recorrente”, comenta.  

Clientes digitais e consumo no salão 

Nos últimos anos, os consumidores têm se aproximado cada vez mais dos estabelecimentos através de canais digitais. Uma pesquisa da Abrasel em parceria com o Reclame AQUI de 2024 aponta que 63% dos consumidores preferem escolher estabelecimento de acordo com as avaliações de outros clientes em plataformas digitais e 93% evitam estabelecimentos com baixas avaliações. 

A pesquisa da Abrasel mostra que a reputação digital dos bares e restaurantes melhorou em 2025, reflexo de um esforço dos empresários em cuidar das avaliações e interagir em canais como Google Meu Negócio e WhatsApp. Além disso, cresceu o número de clientes que fazem reservas online e utilizam aplicativos de entrega como parte da rotina. 

A operação online, nesse sentido, é de grande importância para os resultados do negócio como um todo: além de atrair o público que quer consumir em casa e opta pelo delivery, também estimula a clientela interessada em sair para aproveitar o espaço do estabelecimento.’ 

A empresária Raquel Parrode, sócia da Nathely Pizzaria Express, em Aparecida de Goiânia (GO), conta que realiza uma ação simples, mas eficaz. Neste Dia do Cliente, o estabelecimento oferece um combo promocional de pizza e refrigerante. 

Ela conta que o negócio já investe nesta data há alguns anos, e que a divulgação pelos canais digitais ajuda a impulsionar os resultados da campanha, sobretudo neste ano. “Esperamos um impacto positivo nas vendas e um movimento maior para o restaurante nessa data, especialmente por ser uma segunda-feira”, conta. 


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TATIANE RAQUEL FERREIRA RIBEIRO
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