Boulevard das Artes SP 2025 fecha ciclo de arte digital ao ar livre com duas mostras no final de setembro

As projeções monumentais de Lavi Kasongo, Ba Souza, Marcelo Ferreira e Bells encerram a temporada de intervenções artísticas no cruzamento da Paulista com a Consolação

M. Antunes
15/09/2025 10h58 - Atualizado há 4 horas

Boulevard das Artes SP 2025 fecha ciclo de arte digital ao ar livre com duas mostras no final de setembro
Marco Lomiller
Desde final de julho, a cidade de São Paulo, conhecida por seu ritmo acelerado e paleta cinza monocromática, ganhou novas cores com o projeto Boulevard das Artes SP 2025. O espaço urbano, palco do trânsito e da rotina frenética de seus moradores, recebeu um banho de luz e se tornou uma galeria de arte digital a céu aberto, oferecendo ao público uma experiência artística gratuita e acolhedora. Duas exposições do Boulevard das Artes encerram o projeto com as criações de quatro artistas nas telas gigantes em que as empenas dos edifícios Anchieta, Walter e Prince Albert se transformaram. Dias 19 e 20 de setembro, com as criações visuais de Lavi Kasongo e Ba Souza; dias 26 e 27 de setembro, as projeções digitais de Marcelo Ferreira e Bells. O espetáculo de tecnologia e luz pode ser visto sempre ao entardecer, das 18h às 23h.

O ciclo de exibições já ocupou o cruzamento da av. Paulista com a r. da Consolação nos meses de agosto e setembro com as obras de Carlos Pires, Jonathan R. de Almeida, Rato Distópico e Viran. Com direção geral de Alexis Anastasiou, o Boulevard das Artes SP 2025 é realizado pela Visualfarm com patrocínio da BRQ Digital Solutions por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – PROMAC, da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, e consolida uma nova forma de vivenciar a cidade, conectando tecnologia, arte e cidadania.


Sobre os artistas

Grito de um sonho, por Lavi Kasongo (@laviisrael8)

Natural da República Democrática do Congo, Lavi Kasongo estudou na Académie des Beaux-Arts de Kinshasa. Sua trajetória une referências africanas contemporâneas com linguagens híbridas de artes visuais, como performance, pintura e instalações, que atravessam identidade, diáspora e espiritualidade. O trabalho do artista nasce de "lembranças vivas da minha infância no Congo e da observação sensível das infâncias brasileiras nas periferias". Ele utiliza a pintura para retratar cenas do cotidiano infantil, como brincar de bola na rua, com o objetivo de "revelar a potência silenciosa que habita essas experiências.

Armadura de Concreto e Dúvida, por Ba Souza (@basouzasou)

Diretora de arte e animadora, Barbara Souza desenvolve trabalhos que combinam narrativa visual, design em movimento e experimentação estética. Integrante do coletivo Garotas do Motion, sua linguagem mistura técnica apurada e intuição artística, explorando novas formas de expressão audiovisual. Armadura de Concreto e Dúvida é uma reflexão poética sobre resiliência. Retrata a jornada da mulher periférica que ressignifica sua armadura, forjada pela pressão da cidade e pela dúvida, e transforma a batalha em potência, cor e vida.

SP para Todxs, por Marcelo Ferreira (@ferreira_o_eu)

Artista visual e pesquisador de memórias urbanas, Marcelo Ferreira desenvolve trabalhos com foco em vídeo mapping comunitário e narrativas afetivas. Sua obra parte de registros fotográficos e histórias locais para criar experiências visuais que resgatam identidades coletivas e promovem o pertencimento. O trabalho visual SP pra Todxs explora o acesso e a mobilidade na Grande São Paulo. “Procurei utilizar tecnologia mínima, como um celular e as mãos, para demonstrar que é possível produzir arte mesmo com poucos recursos”. A obra reflete sobre a vida urbana, a marginalidade como forma de criação e como a arte é um ato coletivo. O objetivo é mostrar que o artista não é apenas um criador, mas um motivador, e que o corpo, a rua e o cotidiano podem ser espaços de resistência e criação.

Habitar, por Bells (@justcallme.bel)

Artista visual e educadora, Bells Santana trabalha com vídeo, performance e projeções mapeadas. Suas propostas autorais e coletivas dialogam com temas como raça, gênero e linguagem experimental. Ela desenvolve criações que exploram o corpo e suas relações com a cidade, a ancestralidade e os fluxos da memória coletiva.

Na animação Habitar, a poesia, a cidade e a memória se cruzam. A obra mostra a jornada do personagem Maninho, que descobre como a arquitetura urbana não apenas guarda lembranças, mas também reflete a história e o apagamento de narrativas da cidade.

Visibilidade para artistas emergentes

Para esta edição de 2025, o Boulevard das Artes se dedica a valorizar a diversidade e a inclusão de novos talentos, principalmente artistas emergentes. O projeto, que transforma a cidade em uma grande galeria a céu aberto, tem direção geral de Alexis Anastasiou, e é realizado pela Visualfarm, com patrocínio da BRQ Digital Solutions por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – PROMAC, da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo. O apoio da BRQ reforça o compromisso do projeto em usar a tecnologia para democratizar o acesso à cultura e promover experiências artísticas gratuitas e acessíveis. Assim, o Boulevard das Artes se consolida como uma iniciativa que une arte, tecnologia e cidadania. Além das exibições públicas e gratuitas, o projeto também se concentra na formação de artistas e na difusão de conteúdo. Por meio de podcasts e de uma oficina de iniciação de agentes culturais, jovens serão capacitados em produção e políticas públicas. Todos os oito artistas selecionados para o projeto, com trajetórias marcadas pela inovação e pela forte presença em territórios periféricos, participaram de um ciclo de formação em vídeo mapping, conduzido pelo Hub Coletivo Coletores.

Boulevard das Artes SP 2025

PROJEÇÕES PÚBLICAS
  • Dias 19 e 20 de setembro: 3ª exposição - com Lavi Kasongo e Ba Souza.
  • Dias 26 e 27 de setembro: 4ª exposição - com Marcelo Ferreira e Bells.  

Locais das projeções
  • Edifício Anchieta – Av. Paulista, 2584 – Consolação, São Paulo – SP
  • Edifício Walter – Rua da Consolação, 2514 – Cerqueira César, São Paulo – SP
  • Edifício Prince Albert – Rua da Consolação, 2270 – Bela Vista, São Paulo – SP

Serviço

BOULEVARD DAS ARTES SP 2025 Galeria digital a céu aberto, criada pela Visualfarm para a cidade de São Paulo, realiza quatro exposições digitais com artistas emergentes.

Local: Cruzamento da Av. Paulista com a Rua da Consolação, com projeções nos edifícios Anchieta, Walter e Prince Albert. Datas: Dias 19, 20, 26 e 27 de setembro. Horário: Das 18 às 23h.
Acesso: Gratuito.

Realização: Visualfarm. Patrocínio: BRQ Digital Solutions. Apoio: Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo

Direção Geral: Alexis Anastasiou. Contato: [email protected]. Instagram: @visualfarm | @boulevarddasartes
Mais informações: visualfarm.com.br

Sobre Alexis Anastasiou
Alexis Anastasiou é artista visual, diretor criativo e fundador da Visualfarm. Reconhecido como um dos pioneiros do vídeo mapping no Brasil, liderou projeções icônicas como o ‘Abraço do Cristo’ no Corcovado e o primeiro espetáculo mapeado no Theatro Municipal de São Paulo. Sua trajetória une arte, inovação e cidadania, com prêmios nacionais e internacionais em festivais como Cannes e Clio Awards.

Sobre a BRQ Digital Solutions
A BRQ Digital Solutions é uma empresa brasileira de tecnologia que há mais de 30 anos desenvolve soluções para transformar digitalmente grandes marcas. Atua em setores como finanças, varejo, telecomunicações e indústria, com foco em inovação, inteligência artificial e inclusão digital. O patrocínio ao Boulevard das Artes reflete seu compromisso com diversidade, cultura e impacto social positivo.

Sobre a Visualfarm
Criada em 2003 por Alexis Anastasiou, a Visualfarm é um estúdio de criação que desenvolve experiências imersivas, instalações audiovisuais e narrativas urbanas usando luz digital. Realiza eventos culturais de grande escala em espaços públicos aplicando tecnologia de ponta em projeções, lasers e drones. Seus espetáculos de luz combinam arte, entretenimento e design para transformar ambientes, contar histórias e gerar impacto sensível em quem vivencia a experiência.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MAURICIO ANTUNES BARREIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »