Instituto da Oportunidade Social é reconhecido entre as melhores ONGs do mundo e amplia impacto com 1.800 jovens formados em 2024

Instituto também figura entre as 11 melhores ONGs do Brasil, segundo ranking Thedotgood, e fortalece sua atuação em empregabilidade e inclusão produtiva de juventudes em situação de vulnerabilidade

LAIS ESPINOLA
12/09/2025 16h14 - Atualizado há 3 horas

Instituto da Oportunidade Social é reconhecido entre as melhores ONGs do mundo e amplia impacto com 1.800
Foto divulgação

São Paulo, setembro de 2025 – O Instituto da Oportunidade Social (IOS) foi reconhecido como uma das 150 melhores ONGs do mundo e a 11ª melhor do Brasil pelo ranking internacional Thedotgood, que avalia organizações sem fins lucrativos com base em critérios de impacto social, transparência, governança e sustentabilidade financeira. A conquista reflete não apenas a qualidade das ações realizadas, mas também o compromisso da instituição com a transformação de vidas por meio da formação profissional gratuita e inclusão produtiva de jovens.

Em 2024, o IOS formou 1.800 alunos em áreas de alta demanda no mercado, como Web Desenvolvimento, Administração com ERP (TOTVS), Atendimento ao Cliente, Suporte em TI e Infraestrutura, Introdução à Inteligência Artificial e PowerSkills. Ao todo, 1.407 jovens foram inseridos no mercado de trabalho, com aumento médio de 59% na renda familiar após a contratação. Estima-se que esse resultado tenha gerado R$ 22,4 milhões em movimentação econômica no período, beneficiando não apenas os formandos, mas também suas famílias e comunidades.

"No IOS acreditamos que cada jovem tem um grande potencial e que, quando encontra a primeira oportunidade, pode transformar sua história. É inspirador ver como a educação abre portas, muda perspectivas e gera impacto também nas famílias e comunidades. É por isso que seguimos determinados a ampliar nosso alcance e criar cada vez mais caminhos para o futuro”, afirma Marcela Zitune Birger, superintendente do IOS.

A atuação do IOS acontece por meio de 11 unidades distribuídas por quatro estados brasileiros (SP, MG, PE e RS), além de modelos híbridos que permitem alcançar mais territórios. O modelo pedagógico combina formação técnica, desenvolvimento socioemocional, acompanhamento psicossocial e parcerias com empresas para garantir conexão direta com o mercado de trabalho.

Entre as mais de 120 empresas parceiras, estão nomes como TOTVS, Dell, Microsoft, SAP, Serasa Experian, Meta, Atento, Porto, Comgás, PUC Minas, UNICAP, entre outras, que apoiam o Instituto por meio de doações, programas de aprendizagem, turmas customizadas e oportunidades de estágio e emprego. Essas parcerias estratégicas garantem que os conteúdos estejam alinhados às demandas atuais e futuras das organizações, aumentando as chances de contratação dos jovens formados.

Além dos cursos regulares, o IOS desenvolve projetos customizados e programas inovadores, como o STEAM IOS, que integra ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, incentivando a participação de mulheres em carreiras STEM e fortalecendo competências ligadas à inovação.

O impacto social é acompanhado de forma contínua. Em 2024, o Instituto registrou taxa de evasão de 16%, quatro pontos percentuais a menos que no ano anterior, resultado de ações integradas de apoio socioeconômico, monitoramento de frequência, vale-transporte e kit-lanche. Mais de 2.700 participações foram registradas em oficinas e rodas de conversa sobre educação, tecnologia, diversidade e cidadania.

"Vivemos tempos de grandes transformações e desafios sociais que só podem ser enfrentados com colaboração, inovação e coragem para reinventar caminhos. O IOS é parte dessa resposta, criando soluções que geram impacto real na vida das pessoas e contribuem para uma sociedade mais justa, inclusiva e preparada para o futuro", afirma Vivian Broge, diretora presidente do IOS.

Mais detalhes sobre a atuação do Instituto da Oportunidade Social estão disponíveis no Relato Integrado de 2024, acesse o site.

Sobre o IOS

O Instituto da Oportunidade Social (IOS) é uma instituição sem fins lucrativos que oferece formação gratuita e empregabilidade para jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social e para pessoas com deficiência. Nosso trabalho proporciona acesso à tecnologia, educação de qualidade e ao desenvolvimento de profissionais com as human e hard skills necessárias para a economia do futuro. Para mais informações, acesse o site.

Informações para a imprensa: IDEAL Axicom – [email protected]


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAIS ESPINOLA SILVA
[email protected]


Notícias Relacionadas »