O futuro da consultoria: consultechs e a ruptura no mercado tradicional

Modelo digital, escalável e orientado por dados redefine o papel das consultorias no mercado atual

RéPORTER MB
12/09/2025 12h39 - Atualizado há 5 horas

O futuro da consultoria: consultechs e a ruptura no mercado tradicional
Imagem via Freepik

 Apesar da digitalização ser prioridade estratégica para empresas de diversos setores, o mercado de consultoria ainda opera, em muitos casos, com modelos analógicos, baseados na venda de horas e entregas pouco escaláveis. Uma pesquisa da Bain & Company, de 2019, já apontava que 78% das empresas estavam apenas nos estágios iniciais de inovação. Desde então, a pandemia acelerou a demanda por soluções digitais, e a inteligência artificial ampliou o acesso a serviços que antes exigiam alta especialização. Nesse cenário, surge o conceito das Consultechs: consultorias pensadas desde o início para o digital, com estrutura, cultura e operação adaptadas à nova realidade. 

Para Rodrigo Galdi, cofundador do Grupo Mooven, consultoria para transformação de negócios, o termo representa mais do que uma evolução do setor — é uma ruptura. “A Consultech não apenas aconselha sobre transformação digital, como  vive isso na prática. É uma empresa moldada por dados, experiências digitais e agilidade real. Seu modelo de negócio rompe com estruturas ultrapassadas e aposta em produtos próprios, canais automatizados e entregas escaláveis, sem depender do crescimento proporcional da equipe”, explica.

A consultech responde a um novo comportamento de consumo, já que de acordo com a Microsoft, 61% das empresas já usam IA para melhorar a experiência do usuário e 54% investem para aumentar eficiência e produtividade. “O cliente de consultoria agora quer dashboards em tempo real, jornadas digitais de ponta a ponta e autonomia para consumir soluções sob demanda. Consultorias que não se adaptarem a essa nova lógica correm o risco de se tornarem obsoletas — não por falta de competência, mas por falta de aderência a um mercado que já mudou”, finaliza Galdi.

Sobre o Grupo Mooven
O Grupo Mooven é uma referência no mercado B2B, se posicionando como uma consultech e uma plataforma de transformação de negócios, oferecendo soluções integradas que combinam consultoria estratégica, agilidade, tecnologia, marketing, design e audiovisual para impulsionar o sucesso de seus clientes. Fundada em 2016, a empresa se destaca por sua capacidade de atuar desde a estratégia até a execução de projetos de alto impacto, sempre com foco em resultados. Reconhecida como uma das 25 empresas jovens mais inovadoras do Brasil no prêmio LinkedIn Top Startups de 2019, a Mooven conquistou grandes clientes ao longo de sua trajetória, consolidando-se como parceira estratégica em diferentes setores. Com um portfólio diversificado, o grupo desenvolve soluções sob medida que ajudam empresas a otimizar processos, conectar marcas ao público e acelerar o crescimento, sempre pautada pela inovação e excelência.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA EDUARDA BISPO DOS SANTOS
[email protected]


Notícias Relacionadas »