Da sala de idiomas à escola regular: Programa Bilíngue da Cultura Inglesa cresce no país

Com mais de 80 escolas já atendidas e apoio pedagógico contínuo, a instituição aposta em inovação e formação de professores para transformar o ensino de inglês no país

ELAINE SILVA
12/09/2025 11h39 - Atualizado há 6 horas

Da sala de idiomas à escola regular: Programa Bilíngue da Cultura Inglesa cresce no país
Divulgação Cultura Inglesa
 

A Cultura Inglesa está expandindo seu Programa Bilíngue para escolas parceiras em todo o Brasil. Atualmente, 80 colégios já contam com a chancela de qualidade de ensino de inglês da instituição e o objetivo é dobrar essa presença até 2027, desde a educação infantil (a partir do 3 anos) até o ensino médio. A proposta da Cultura Inglesa contribui diretamente para uma fluência útil e de qualidade no aprendizado do inglês, que beneficiará jovens brasileiros no mercado de trabalho futuro.  

Para isso, como diferencial, a iniciativa alia tradição e inovação ao integrar metodologias internacionais consolidadas, como a abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning), à formação continuada de professores e a recursos tecnológicos como gamificação e inteligência artificial, voltadas à personalização da aprendizagem e mensuração de desempenho.

Segundo Felipe Cavalcante, diretor executivo de Soluções para Escolas da Cultura Inglesa, a proposta é preparar alunos e instituições para os desafios do futuro. “Liderar a expansão do Programa Bilíngue da Cultura Inglesa é uma oportunidade de unir tradição e inovação em um projeto com impacto direto na formação de milhares de estudantes e na preparação de escolas para o futuro da educação”, afirma.

Entre as mais de 80 escolas parceiras, está a Escola Paulo 23, localizada na Mooca, em São Paulo, que atende alunos de 2 a 17 anos. A instituição já tinha vínculo com a Cultura Inglesa em atividades extracurriculares e, após a pandemia, optou por implantar o programa do 1º ao 9º ano. Para a diretora Elaine Aragon, a decisão se mostrou estratégica e bem recebida pelas famílias. “Existe nos dias de hoje uma percepção clara de que a segunda língua não é mais uma escolha e sim necessidade básica, tanto para o futuro dos alunos como para o desenvolvimento econômico do país”, destaca.

A união entre instituições de ensino convencionais e especializadas gera resultados imediatos. “Percebemos mudanças já no segundo ano do programa. Salas em que antes se falava em português, hoje funcionam em inglês, com compreensão e interação significativas”, revela. Um dos casos de maior orgulho foi a aprovação de um estudante do 9º ano em exame de Cambridge apenas com o conteúdo aprendido no colégio, e que conta com a parceria da Cultura Inglesa. 

Para Felipe Cavalcante, a proposta pedagógica da Cultura Inglesa vai além da fluência. “Acreditamos em uma educação baseada em evidências. Estudos mostram que o bilinguismo estimula funções executivas do cérebro, como memória, resolução de problemas e flexibilidade cognitiva. Nosso compromisso é oferecer às escolas uma solução que promova o desenvolvimento integral do aluno e dialogue com as necessidades das famílias”, destaca.

Com mais de 90 anos de história, a Cultura Inglesa reafirma sua missão de transformar vidas por meio do ensino de inglês de excelência. Ao expandir seu Programa Bilíngue, a instituição se consolida como uma parceira estratégica para escolas que buscam preparar seus alunos para o futuro, combinando tradição, inovação e resultados comprovados.


 

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