Com 236 mil novos negócios, burocracia digital ainda freia o crescimento das PMEs no Nordeste

Falta de integração dos sistemas e dificuldades no acesso à internet dificultam operação e expansão das pequenas empresas na região

Orana de Campos
09/09/2025 10h58 - Atualizado há 9 horas

Com 236 mil novos negócios, burocracia digital ainda freia o crescimento das PMEs no Nordeste
Divulgação

No primeiro trimestre de 2025, o Nordeste registrou a abertura de mais de 236 mil novos pequenos negócios, segundo dados do Ministério da Economia, demonstrando o forte espírito empreendedor da região. No entanto, apesar desse crescimento expressivo, a burocracia digital ainda representa um grande obstáculo para a sustentabilidade e expansão das micro e pequenas empresas (PMEs).

Embora a maioria dos processos para abertura, registro e cumprimento de obrigações legais estejam disponíveis online, a falta de integração entre os sistemas federais, estaduais e municipais gera retrabalho e atrasos para os empreendedores. Somado a isso, o acesso limitado à internet de qualidade afeta cerca de 30% da população nordestina, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dificultando o uso eficiente dessas plataformas digitais.
 

Outro desafio é a baixa familiaridade com as ferramentas digitais: uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta que 45% dos donos de pequenos negócios na região têm dificuldades para lidar com sistemas digitais voltados à gestão empresarial.
 

Para Reginaldo Stocco, CEO da vhsys — plataforma que oferece soluções digitais para gestão empresarial —, a digitalização é fundamental para o avanço das PMEs em todo o Brasil, desde que seja inclusiva e integrada. “O Nordeste tem um enorme potencial empreendedor, mas para que ele se realize plenamente, é preciso investir em infraestrutura e capacitação digital, além de simplificar processos que ainda são burocráticos demais”, afirma.

 

 

Sobre a vhsys

A vhsys é uma empresa de tecnologia especializada em soluções de gestão empresarial online, direcionadas para micro e pequenos negócios. No mercado desde 2011, a vhsys já ajudou a simplificar a gestão de milhares de empresas, com mais de 22 milhões de notas fiscais emitidas e R$60 bilhões movimentados, tudo por meio do sistema.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ORANA DE CAMPOS SILVEIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »