Guarupass completa 31 anos com histórico de inovações que transformaram a mobilidade em Guarulhos

Contribui para o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida da população de Guarulhos há mais de três décadas

CHRISTIANE NOCITI
09/09/2025 17h36 - Atualizado há 10 horas

Guarupass completa 31 anos com histórico de inovações que transformaram a mobilidade em Guarulhos
Divulgação Guarupass
A Guarupass, responsável pelo sistema de bilhetagem eletrônica em Guarulhos, celebra em setembro, 31 anos de sua trajetória dedicada à modernização do transporte público e à promoção da mobilidade urbana no município. Desde a sua fundação, em 1994, a entidade atua na gestão da bilhetagem eletrônica, oferecendo praticidade, segurança e eficiência a milhares de passageiros diariamente.

A Guarupass reúne as empresas concessionárias Viação Urbana Guarulhos, Empresa de Ônibus Vila Galvão e Viação Campo dos Ouros, responsáveis pelo transporte coletivo da cidade, e as associadas Guarulhos Transportes, Arujá Transportes, Viação Transdutra e Viação Mairiporã. Juntas, as empresas transportam milhões de passageiros por mês, desempenhando um papel estratégico para a mobilidade em Guarulhos.


Ao longo de sua história, a Guarupass foi pioneira em diversas iniciativas que transformaram a experiência dos usuários. Entre os principais avanços, estão:
 
  • Implantação do sistema de bilhetagem eletrônica, que substituiu os bilhetes de papel e trouxe mais agilidade e controle ao transporte.
 
  • Criação de família de cartões, como o Cartão Cidadão, Cartão Escolar, Cartão Vale-Transporte, Cartão Especial, Cartão Passe Livre, Cartão Bilhetinho, Cartão Sênior e Cartão Gratuidade, que ampliam o acesso da população e garantem benefícios para estudantes, professores, idosos, pessoas com deficiência, aposentados e pensionistas e crianças entre 3 e 6 anos.
 
  • Desenvolvimento de soluções digitais, como equipamentos para consulta de saldo, recarga on-line e informações em tempo real sobre linhas e horários, aproximando ainda mais o passageiro do serviço. Além disso, a Guarupass também evoluiu com o atendimento por agendamento, disponibilizou o Guarumobi (compra de créditos por WhatsApp) e o Billi, o assistente virtual.
 
  • Campanhas de conscientização e cidadania, reforçando o compromisso da associação com a inclusão, a sustentabilidade e o atendimento de qualidade.

A Guarupass ampliou sua rede de vendas com parcerias com estabelecimentos comerciais, inseriu máquinas de autoatendimento em pontos estratégicos na cidade e inaugurou o CCO dentro da própria instituição.

Além das conquistas acima, a entidade também se destaca com o “Escola na Garagem”, um projeto social encabeçado pela empresa e suas associadas, dando uma aula de cidadania às crianças das redes pública e privada.

Com uma trajetória marcada pela integração entre tecnologia, cidadania e responsabilidade social, a Guarupass segue construindo o futuro da mobilidade em Guarulhos, sempre ao lado das empresas associadas e da comunidade. “Completar 31 anos significa renovar o compromisso de continuar inovando e oferecendo um transporte público cada vez mais eficiente e inclusivo para a população de Guarulhos”, destaca Márcio Pacheco, diretor executivo da Guarupass.

Sobre a Guarupass

Guarupass (Associação das Concessionárias de Transporte Urbano de Passageiros de Guarulhos e Região) é referência no setor de transportes há 31 anos. Além disso, é uma das pioneiras no segmento de bilhetagem eletrônica no País. Responsável pela administração do Bilhete Único de Guarulhos, cartão eletrônico válido em todas as empresas de ônibus da região, a entidade funciona também como importante elo entre o poder público, usuários do transporte e as Concessionárias do município.

Realiza ainda estudos técnicos, visando contribuir com a modernidade, segurança e bem-estar dos passageiros. Sua sede está localizada no centro de Guarulhos, onde também está situada sua loja. No local, os clientes e usuários podem fazer o cadastro, carregar os bilhetes e ter acesso aos demais produtos. A Guarupass administra mais cinco lojas nos terminais de ônibus da cidade e mais de 100 postos de venda terceirizados, atendendo mais de 1.600 pessoas por dia.  Com forte atuação em ações de responsabilidade social, apoia campanhas e entidades por meio de diversos projetos, como o Escola na Garagem, e outras iniciativas, como o Instituto JB12, Apagebask, Café com Viola, Projeto P.A.R.T.Y., entre outros. Com sete empresas associadas, conta com quase sete mil colaboradores. 

Guarupass
Atendimento à Imprensa
Grupo Printer Comunicação 
Christiane Nociti
Telefone: (11) 98248-9151
E-mail: [email protected]
Eduardo Sanches
Telefone: (11) 99305-3328
E-mail: [email protected]

Setembro/2025
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CHRISTIANE ASSEF NOCITI
[email protected]


Notícias Relacionadas »