Construtora Patriani e ONG Mestres da Obra unem forças para promover saúde mental e bem-estar em canteiros de obras de São Bernardo

Iniciativa gratuita, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, levará oficinas e palestras sobre equilíbrio emocional, alcoolismo, ansiedade, violência e educação financeira para profissionais da construção civil

NáGILA PIRES
09/09/2025 14h23 - Atualizado há 9 horas

Divulgação | Construtora Patriani

A Construtora Patriani, em parceria com a ONG Mestres da Obra, realizará uma série de ações voltada para saúde, bem-estar e responsabilidade social dentro de seus canteiros de obra em São Bernardo do Campo, Região Metropolitana de São Paulo. O projeto acontece de 8 a 10 de setembro, no início da jornada de trabalho, e contemplará temas relevantes e que afetam a todos, como saúde mental, alcoolismo, ansiedade, violência e educação financeira.
A iniciativa é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura e serão promovidas 10 ações gratuitas no município, com duração de até uma hora, destinadas principalmente a mestres e encarregados de obra. A ação também conta com apoio da BASF e da marca Suvinil.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), transtornos relacionados à saúde mental já representam uma das principais causas de afastamento no setor da construção civil. Um estudo do Instituto Brasileiro de Economia da FGV revelou que as faltas ao trabalho por questões ligadas ao estresse e à ansiedade cresceram mais de 30% na última década no setor. Nesse contexto, ações que integram saúde, cultura e educação tornam-se fundamentais para garantir qualidade de vida, mais segurança e produtividade nas obras.
Reconhecida por utilizar a arte e a cultura como ferramentas de reflexão, a ONG Mestres da Obra já impactou milhares de trabalhadores em todo o país, fortalecendo práticas de ESG diretamente nos canteiros de obra. As atividades da Patriani ocorrerão em dois de seus principais empreendimentos em São Bernardo, Vitra/Mistral e Epic/Áurea Nova Petrópolis. Para acolher as oficinas, serão utilizados os espaços de convivência (refeitórios) e salas de treinamento especialmente estruturadas para os colaboradores.
Para o presidente da Construtora Patriani, Bruno Patriani, a ação reflete a essência da empresa. “Nossos colaboradores são o coração da Patriani. Investir em saúde mental e qualidade de vida é tão importante quanto investir em tecnologia ou inovação nos empreendimentos”, afirma. Ele complementa que ao receber este projeto nos canteiros, a Patriani reforça o compromisso em cuidar das pessoas e construir cidades melhores, valorizando quem faz a diferença no dia a dia das obras.
O executivo ainda destaca a importância de unir diferentes pilares sociais. “Acreditamos que saúde, educação e cultura devem caminhar juntas. Por isso, abrir espaço para iniciativas como a do Mestres da Obra é uma forma de promover transformação social concreta”.
SOBRE A PATRIANI 
A CONSTRUTORA PATRIANI nasceu em 2012 no Grande ABC e atua no desenvolvimento de empreendimentos comerciais e residenciais em cidades num raio de 100 km da cidade de São Paulo, que compreende municípios como o Grande ABC, Campinas, Sorocaba, Atibaia, São José dos Campos, Suzano, São Paulo, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Santos e Indaiatuba. A dedicação em construir prédios modernos por muitos anos já rendeu à construtora o hexacampeonato no Master Imobiliário, o “Oscar” da construção civil brasileira.
Saiba mais: www.construtorapatriani.com.br      

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a): Nágila Macedo Pires
nagelagts@gmail.com