Após o elogiado Transfusão (2021), a produtora musical, cantora e compositora gaúcha Viridiana anuncia seu segundo álbum de estúdio, Coisas Frágeis, previsto para o dia 03/10. Como cartão de visitas dessa nova fase, ela lança o single “Navalha”, uma faixa energética, vibrante e emocionalmente intensa que antecipa as direções estéticas e afetivas do novo trabalho. O título Coisas Frágeis faz referência direta ao afeto, ao desejo e à vulnerabilidade emocional que atravessam o disco por inteiro e são tratados com sensibilidade e força.
Ouça “Navalha”: https://tratore.ffm.to/virinavalha
“É um disco sobre amor e desamor, sobre o tesão… E por que não a broxada também?”, brinca a artista. Mais do que explorar a narrativa de uma paixão do começo ao fim, Viridiana constrói um auto retrato honesto e cru, que desmistifica a imagem polida e controlada que vinha projetando. “Quis mostrar a gata fora de si também, a gata frágil porque alguém quebrou o coraçãozinho dela”, completa.
O álbum marca uma virada na carreira da artista: se no disco anterior Viridiana se consolidava como uma produtora de quarto, minuciosa e solitária, agora ela se apresenta mais coletiva, plural e explosiva. Isso é reflexo de uma intensa turnê em 2023 com a banda Recreio e da formação do núcleo criativo batizado de ViridiBoys (André Garbini, Bernard Simon e Ricardo de Carli ), que assina a produção e composições ao lado dela. “Navalha” é um bom resumo desse processo coletivo.
“É uma que tocamos ao vivo várias vezes já, e pra mim é uma das músicas mais Viridiana que eu já fiz”, ela se diverte. “Tem muito de tudo, muitos synths, muita percussão, e a virada de bateria icônica que a Madonna popularizou nos anos 90. Pra mim ela resume muito a nossa ideia de fazer um disco que produzisse um show legal, ela ao vivo é uma explosão linda de ver”.
O álbum trará participações especiais de Navalha Carrera, CATTO e Clarice Falcão em um universo que mistura pop eletrônico, indie rock e dance punk, com referências que vão de Daft Punk e New Order a Marina Lima, Fernanda Abreu, Madonna e LCD Soundsystem. Tudo para refletir a potência da fragilidade, com o caos e a beleza de amar profundamente.
Com Coisas Frágeis, Viridiana reafirma sua potência criativa, agora mais próxima do público e de si mesma. “Navalha” está disponível em todas as plataformas de música digital.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DANIEL CORREA RODRIGUES
[email protected]