Empresas reduzem 60% seus erros com IA

IA é capaz de liberar profissionais para funções estratégicas e reduzir tempo ocioso na produção

TODA COMUNICAçãO
05/09/2025 10h36 - Atualizado há 7 horas

Empresas reduzem 60% seus erros com IA
Reprodução

A implementação de processos padronizados e assistentes de inteligência artificial (IA) pode trazer maior precisão em operações empresariais? Muitos negócios que adotaram IA em alguma etapa de suas rotinas admitem que houve reduções em erros operacionais de até 60%, de acordo com levantamento da Hubina, enquanto que a automação de tarefas administrativas gerou redução de até 50% do tempo gasto em atividades rotineiras. No setor industrial, a estrela é a manutenção preditiva baseada em IA, que reduz até 50% o tempo de inatividade não planejado e ainda gera 40% de economia em custos de manutenção, segundo dados da Iautomatize.

Se há uma solução capaz de liberar profissionais para funções estratégicas e reduzir tempo ocioso na produção, o que falta para que empresas que ainda não migraram para essas soluções possam seguir o mesmo caminho? Para Bruno Castro, especialista em inteligência artificial e gestão de processos empresariais do Grupo Savel, essa mudança é questão de percepção dos gestores:

“Ao implementar processos padronizados e assistentes de IA, é possível garantir precisão em todas as etapas, que na prática traz menos falhas e maior confiança nas operações cotidianas. Para reduzir falhas, mais que bons treinamentos, é indispensável adotar soluções que passem pela IA em algum momento.”

Padronização passa pela IA
Esta combinação de padronização, automação e inteligência artificial já funciona por uma razão bem simples: a integração dessas ferramentas cria um ambiente de trabalho mais confiável em todas as etapas do processo.

A IA não é inimiga das indústrias e empresas, pelo contrário. Quando a tecnologia atua de forma preventiva, os impactos de falhas caem drasticamente e a previsibilidade das operações aumenta. 14% das empresas brasileiras, por exemplo, que integraram suas operações com IA com sistemas ERP, registraram redução de erros nos dados e 18% apontaram economia de custos, como está em uma pesquisa da AIOT Brasil.

“Esse estudo ilustra muito bem essas vantagens a ponto de 59% das empresas pesquisadas já admitirem o uso de IA para automatizar processos internos.”

Nem mesmo o varejo escapa, pois uma rede de supermercados conseguiu reduzir 15% seus custos de transporte e 20% nas perdas de produtos perecíveis apenas por usar IA em seus estoques, como divulgado pela Dojo Technology.

“Não estamos falando de IA grátis de internet, mas de sistemas sob medida, que aprendem o que a empresa faz e percebem soluções. Este já é um novo pilar que as empresas ainda estão começando a conhecer para reduzir falhas, economizar recursos e melhorar processos, mas tudo precisa ser sob medida,” completa.

Serviço: Grupo Savel

Bruno Castro - Especialista em Processos, Tecnologia e Mentalidade
(41) 99952 8310
@bcastro.consultoria
[email protected]

https://gruposavel.com.br/

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VERONICA LETICIA PACHECO
[email protected]


Notícias Relacionadas »