(Foto: BASF)
São Paulo, 04 de setembro de 2025 – Com o início do plantio da safra de soja 2025/2026, previsto para setembro, a execução do planejamento estratégico torna-se determinante para garantir a produtividade e a sustentabilidade das operações.
Considerando os dados iniciais divulgados pela Datagro, que indicam que o Brasil expandirá sua área de cultivo de soja pelo 19º ano consecutivo, com projeção de 49,1 milhões de hectares a serem semeados, um incremento de 2% sobre os 48,1 milhões de hectares da safra 2024/2025, o cenário que se desenha é positivo para o país.
Somado a isso, a agricultura digital se posiciona como uma aliada poderosa para o produtor na tomada de decisões, com soluções atuando como um diferencial competitivo para melhorar o uso dos recursos e integrar todas as etapas da produção de forma mais ágil e baseada em dados. Ferramentas digitais podem suportar, por exemplo, a gestão nutricional das lavouras, o que permite otimização de até 40% na amostragem e análise de solo, e aumento de até 3% na produtividade de soja.
Confira as principais etapas do planejamento da safra e como a digitalização auxilia a tomada de decisão do produtor rural de acordo com especialistas do xarvio® Digital Farming Solutions, a marca global de agricultura digital da BASF:
1 - Escolha das sementes No planejamento da safra, a escolha da semente é muito importante. Cada variedade oferece tecnologias que auxiliam o produtor a enfrentar estresses climáticos, pragas e doenças, otimizando o manejo. A cultivar ideal deve considerar as particularidades regionais para maximizar o desenvolvimento e o potencial produtivo da soja.
2 – Monitoramento climático Ao analisar as previsões climáticas, o produtor pode tomar decisões de manejo mais assertivas, como adiantar ou atrasar o plantio, ou mesmo alterar a variedade de soja por talhão. Mesmo fatores complexos como o clima, se o produtor fizer um bom uso da tecnologia associada às demais decisões da lavoura, o gerenciamento de riscos é otimizado. Para consolidar dados de estações meteorológicas, previsão do tempo regionalizada e informações dos maquinários, plataformas como o
xarvio® FIELD MANAGER oferecem uma leitura integrada das informações.
3 - Plantio A adoção de taxa variável na semeadura por zonas de manejo possibilita um aumento de produtividade na ordem de 2% a 3%, a depender da cultura, cultivar e talhão em que será usada. O xarvio® FIELD MANAGER ainda traz a vantagem de associar a análise de imagens de satélite e o histórico de acúmulo de biomassa da propriedade, identificando zonas com maior ou menor potencial produtivo dentro do mesmo talhão.Ao combinar o conhecimento do produtor com a semeadura em taxa variável, é possível fazer um ajuste preciso na densidade de plantio, maximizando o uso dos recursos e a produtividade de cada área.
4 - Monitoramento da lavoura Durante o ciclo da cultura, ferramentas como o xarvio® FIELD MANAGER, permitem ao produtor identificar áreas que demandam atenção ou apresentam anomalias, através dos mapas de biomassa feitos a partir de imagens de satélite. Na gestão nutricional do talhão, a tecnologia de histórico de potencial produtivo possibilita uma redução de até 40% no processo de amostragem de solo, usando mapas de zonas de talhão para orientar a coleta. E a taxa variável na aplicação de micro e macronutrientes resulta em um aumento na produtividade da soja. Soluções como estas ajudam a mitigar riscos no desenvolvimento da lavoura, reduzem desperdícios, aumentam a eficiência da produção agrícola.
5 – Manejo fitossanitário O mapeamento digital de plantas daninhas, realizado por VANT- Veículo Aéreo Não Tripulado - (drones), identifica manchas de infestação nos talhões. Dependendo da tecnologia que o produtor tem disponível no pulverizador de sua propriedade (acionamento bico a bico ou por seção), o mapeamento permite que seja feita uma aplicação localizada somente onde estão as manchas de infestação, o que gera otimização no uso de herbicidas e no tempo de aplicação, tornando a operação mais sustentável.
"A digitalização está transformando a forma como planejamos e executamos a safra. Ao integrar dados, tecnologia e gestão, conseguimos oferecer ao produtor uma jornada completa, otimizando tempo, recursos e aumentando a produtividade", destaca Guilherme Dressano, gerente de Agronomia do xarvio® Digital Farming Solutions Brasil.
Para contribuir com o desafio de aumento da produção de alimentos com cada vez mais eficiência e sustentabilidade, a BASF Soluções para Agricultura investe mais de 915 milhões de euros por ano no mundo em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, o que reafirma seu compromisso o futuro do agro.
Sobre xarvio® Digital Farming Solutions – uma marca de BASF Digital Farming GmbH A BASF Digital Farming está na vanguarda da transformação digital da agricultura, otimizando a produção agrícola. É a marca xarvio® Digital Farming Solutions que oferece produtos digitais baseados em uma plataforma líder de modelagem de cultivos, que oferece consultoria agronômica independente e específica para a zona do campo, possibilitando que os agricultores produzam de maneira mais eficiente e sustentável. O xarvio® FIELD MANAGER, plataforma que utiliza dados e inteligência agronômica para indicar as melhores práticas de manejo, é usado por 100.000 agricultores (área total de mais de 16 milhões de ha) em 14 países, com destaque para Brasil, Argentina, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França e Japão. Para obter mais informações, visite
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Sobre BASF Soluções para Agricultura Tudo o que fazemos, fazemos por amor à agricultura. A agricultura é fundamental para fornecer alimentos saudáveis e acessíveis suficientes para uma população em rápido crescimento, ao mesmo tempo em que reduz os impactos ambientais. É por isso que trabalhamos com parceiros e especialistas para integrar nossos compromissos de sustentabilidade em todas as nossas decisões de negócio. Com €919 milhões em 2024, investimos em uma sólida estrutura de P&D, combinando ideias inovadoras com ações práticas no campo. Nossas soluções são desenvolvidas para os diversos sistemas produtivos. Conectamos sementes e biotecnologias, soluções de proteção de cultivos, ferramentas digitais e iniciativas de sustentabilidade com o objetivo de contribuir com agricultores, agricultoras e outros elos da cadeia produtiva para que tenham os melhores resultados. Com equipes especializadas nos laboratórios, campo, escritório e produção, nós fazemos tudo o que está ao nosso alcance para construir um futuro sustentável na agricultura. Em 2024 nossa área gerou vendas de €9.8 bilhões. Para mais informações, por favor visite
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Sobre a BASF Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Nossa ambição: queremos ser a empresa química preferida para viabilizar a transformação verde de nossos clientes. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Cerca de 112 mil colaboradores e colaboradoras do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio compreende, como negócios principais, os segmentos de Químicos, Materiais, Soluções Industriais e Nutrição e Cuidados; nossos negócios autônomos estão agrupados nos segmentos de Tecnologias de Superfície e Soluções para Agricultura. A BASF gerou vendas de € 65,3 bilhões de euros em 2024. As ações da companhia são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações em
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