Nos dias 11 e 12 de agosto, Itumbiara recebeu o Arte de Inovar com Maratona de Inovação, realizada no Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara, reunindo 754 participantes entre estudantes, professores, mentores, jurados, voluntários e autoridades locais. O evento uniu teatro, criatividade e inovação para estimular a consciência ambiental dos jovens e premiou nove equipes com ideias voltadas a problemas reais do meio ambiente.
Promovida pela Loa Produções Culturais, com patrocínio da bp bioenergy e apoio do Ministério da Cultura, a iniciativa fez parte do calendário do Dia Internacional da Juventude (12 de agosto), dando ainda mais destaque ao protagonismo dos estudantes.
Teatro inspira inovação
A programação começou com o espetáculo “Água à Vista”, da Cia. de Teatro Parafernália, que discutiu o uso consciente da água com reflexão e humor. A peça serviu de inspiração para o segundo dia, quando os jovens participaram de oficinas no formato ideathon, desenvolvendo projetos sustentáveis em equipes com apoio de mentores.
“É inspirador ver a criatividade dos jovens de Itumbiara. Tivemos ideias que vão desde aplicativos que conectam ONGs a projetos de reflorestamento até soluções para descarte correto de resíduos. Eles mostraram que pensar o futuro com responsabilidade pode ser feito de forma inovadora”, afirmou o coordenador de inovação, Wellington Sacheti.
![]() |
Ideias premiadas
Ao longo das três sessões do ideathon, nove projetos se destacaram:
![]() |
A coordenadora da Loa Produções Culturais, Andréia Nunes, comemorou o engajamento dos estudantes: “Nosso objetivo é inspirar os jovens a se tornarem protagonistas da transformação por meio da arte e da cultura. Em Itumbiara, o brilho nos olhos dos participantes mostrou que a semente da mudança foi plantada”, disse.
“A Loa Produções Culturais desenvolve um trabalho muito bonito. Tive a oportunidade de participar do evento como mentora pela manhã e jurada à tarde, e foi uma experiência muito interessante. Notei que os alunos abordaram temas ligados aos biomas brasileiros, o que me deixou muito feliz, como bióloga fiquei maravilhada”, disse Dayana Figueiredo Abdalla.
Próximos passos
Com previsão de passar por cinco cidades em três estados ao longo de 2025, o Arte de Inovar com Maratona de Inovação deve incentivar mais de 3,8 mil jovens a buscarem alternativas sustentáveis em prol do meio ambiente.
![]() |
Sobre a bp bioenergy
A bp bioenergy é uma das maiores empresas de bioenergia do Brasil, com capacidade de moagem de 32 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra. Criada a partir da aquisição pela bp da totalidade da joint-venture BP Bunge Bioenergia, em outubro de 2024, a companhia possui mais de 9.500 colaboradores distribuídos em 11 unidades espalhadas por cinco estados brasileiros, que são responsáveis pela produção de etanol, açúcar e bioeletricidade por meio da cana-de-açúcar. Com um time e parceiros de negócio comprometidos com a segurança, ética e sustentabilidade, a bp bioenergy está pronta para atender à crescente demanda por combustíveis mais limpos e com baixo teor de carbono.
Sobre a Loa Produções Culturais
A Loa Produções Culturais é uma produtora dedicada à criação e execução de projetos culturais de alta performance. Com sede em Mogi Guaçu, a empresa destaca-se na produção teatral e na promoção de iniciativas que unem arte, educação e responsabilidade socioambiental. A Loa Produções Culturais busca impactar positivamente comunidades e indivíduos, oferecendo experiências culturais enriquecedoras e promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da arte. www.loaproducoes.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RICARDO BENTO GONCALVES
[email protected]