Prefeitura de São Paulo aplica mais de 10 mil doses de vacinas em ações extramuros
Campanhas de intensificação contra o sarampo e de multivacinação em CEUs ampliaram o acesso da população à imunização ao longo de agosto.
Imagem: Divulgação / SMS - Prefeitura de São Paulo
Mais de 10 mil doses de vacinas foram aplicadas pela Prefeitura de São Paulo ao longo do mês de agosto em diferentes frentes de imunização fora das unidades básicas de saúde. As ações foram coordenadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa).
Entre as iniciativas, a intensificação contra o sarampo em locais de grande circulação, como estações de trem e metrô, terminais de ônibus, a rodoviária e o aeroporto, resultou em 5.397 doses aplicadas. Já a campanha de multivacinação em Centros Educacionais Unificados (CEUs), realizada em três sábados consecutivos, contabilizou 4.954 doses destinadas a diferentes faixas etárias.
De acordo com a SMS, a mobilização teve como objetivo facilitar o acesso da população aos imunizantes e ampliar a proteção contra o sarampo, doença de alta transmissibilidade. Embora não haja casos confirmados na capital, a medida foi reforçada devido ao registro de ocorrências em países vizinhos.
A prefeitura reforça que todas as vacinas do calendário do Programa Municipal de Imunizações continuam disponíveis em 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e também nas AMAs/UBS Integradas aos sábados, no mesmo horário.