De consultora de vendas a franqueada: trajetória na Calçados Bibi leva a 100% de crescimento em dois meses

A história de Marceline Verli demonstra que uma nova gestão de loja pode promover crescimento de forma sustentável e eficiente

DFREIRE COMUNICAçãO E NEGóCIOS
25/08/2025 10h25 - Atualizado há 10 horas

De consultora de vendas a franqueada: trajetória na Calçados Bibi leva a 100% de crescimento em dois meses
Divulgação/Calçados Bibi

A história de Marceline de Siqueira Verli com a Bibi começou em 2008, aos 22 anos. De uma cidade de 7 mil habitantes do interior do Rio Grande do Sul para a capital do estado para estudar Educação Física, a jovem precisava bancar os custos de moradia e mensalidades da faculdade. Foi então que o Varejo entrou em sua vida, já que ela passou a atuar como consultora de vendas da rede de calçados infantis. De consultora de venda, passou pela gerência até receber um convite da presidente da empresa, Andrea Kohlrausch, para ser a responsável pelo gerenciamento das unidades localizadas em São Paulo capital. Ali iniciava a trajetória que antecedeu a virada de carreira dentro da marca e em sua vida pessoal.  

“Já estava há cinco anos na Bibi, entre idas e vindas, quando recebi o convite direto, em 2014, da presidente da empresa. Em dois dias já tinha conversado com meu marido, que topou o desafio de mudarmos do Rio Grande do Sul para São Paulo junto com nosso filho. No início, fiquei responsável pelo treinamento e gestão tanto das equipes de vendas quanto do desempenho das lojas próprias da capital paulista. E, em 2018, assumi também o gerenciamento das unidades franqueadas, contribuindo para o bom desempenho das operações. Com estas atribuições, pude me desenvolver dentro do franchising com a função de consultora de campo. Com a Bibi conquistei experiências que moldaram a profissional que sou hoje, mas naquela época senti que era o momento de buscar novos horizontes. Sai da empresa para me desafiar e ampliar meu conhecimento”, relembra Marceline.  

Longe da Bibi, mas sempre acompanhando o crescimento da empresa até se tornar a maior rede de calçados infantis da América Latina, Marceline recebeu a indicação de uma colega do franchising de moda infantil sobre a oportunidade de assumir a gestão de uma unidade da marca. “Acendeu uma luz e pensei que era uma chance de retornar à franquia, mas agora do outro lado do balcão. Com todo o conhecimento sobre a Calçados Bibi, tanto como profissional que já trabalhou na franqueadora e como consumidora, não pensei duas vezes em demostrar interesse em assumir a loja de Santo André, no ABC Paulista. O apoio do meu marido foi fundamental. Como ele é da área financeira, me auxiliou no estudo de viabilidade do negócio, e percebemos o potencial da operação, que precisava de uma gestão mais próxima para decolar”, revela.  

Agora como franqueada, a empresária apostou no abastecimento de produtos e em treinamentos para figurar novamente no top 10 das lojas com base no tíquete médio das vendas de toda a rede Bibi. Ao assumir a operação em junho deste ano, Marceline revela que obteve um incremento de 111% nas vendas em julho e vislumbra crescimento de 107% em agosto, comparando com os mesmos meses de 2024.  

“Foi uma grata surpresa conquistar, já no meu primeiro mês de gestão, o quinto lugar em tíquete médio de toda a rede. Esse resultado reforça o enorme potencial da unidade e abre diversos caminhos para um crescimento sólido e sustentável. Estando há cinco anos no mesmo ponto, contamos com uma base de clientes fiéis que são verdadeiros fãs da marca, e ao mesmo tempo enxergamos novas oportunidades para expandir, como a oferta de serviços diferenciados, entre eles, o Bibi em Casa que traz ainda mais comodidade aos consumidores. É nesse conjunto de ações que vamos apostar para fortalecer a presença da marca na região.” afirma a empresária.  

Expansão para São Paulo 

Além da estratégia de oxigenar a rede de lojas com novos franqueados assumindo operações existentes, a Calçados Bibi também segue investindo na expansão e abertura de novos pontos no estado de São Paulo. Para o plano de crescimento na região, a empresa vislumbra a implantação de, ao menos, 10 lojas contemplando a capital, litoral e interior paulista. Cidades como Mogi das Cruzes, Bauru, Santos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Carlos e Taubaté estão na mira da franquia que tem como objetivo levar uma unidade focada na experiência e com produtos pensados na saúde e desenvolvimento das crianças.  

Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) mostra o potencial das franquias de moda em São Paulo. No primeiro trimestre de 2025, comparado com o mesmo período de 2024, o segmento de moda obteve um crescimento de 6,6% no estado. Além disso, o mercado de franchising na região segue aquecido, com incremento de 10,2% no acumulado trimestral deste ano.  

“A expansão para o estado de São Paulo é um passo estratégico no nosso plano de crescimento nacional, já que se trata de um mercado com grande relevância para o varejo e que oferece oportunidades consistentes para fortalecer a presença da Calçados Bibi. Nosso objetivo é ampliar a capilaridade da marca, garantindo eficiência operacional e mantendo o padrão de excelência que nos diferencia no setor. Além disso, a expansão na região reforça nosso compromisso de levar o conceito de conforto, qualidade e inovação característicos da empresa para ainda mais famílias brasileiras”, finaliza Andrea Kohlrausch, presidente da Bibi. 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINE SOUZA SANTOS GARCIA
[email protected]


Notícias Relacionadas »