Manutenção correta dos freios garante segurança do veículo e evita problemas indesejados
Cuidar das pastilhas, discos e fluidos ajuda a manter sistema seguro e sem aquele chiado e ruído indesejados para motorista e passageiros
PEDRO HENRIQUE COSTA
24/08/2025 18h52 - Atualizado há 13 horas
Divulgação
São Paulo, agosto de 2025 – A manutenção dos freios é prioritária na segurança veicular. Em um carro, o sistema de frenagem é o principal mecanismo ativo responsável por desacelerar e parar o veículo. Manter os freios em ordem é essencial para prevenir acidentes.
O sistema de freios é composto por várias partes que trabalham em conjunto, como as pastilhas, os discos e o fluido. Cada um desses componentes tem um papel específico e um desgaste natural ao longo do tempo. As pastilhas, por exemplo, são feitas de material de atrito que se desgasta gradualmente a cada frenagem.
Esse desgaste, em larga escala, faz com que o atrito seja direto entre o metal da pastilha e o disco, o que pode danificar seriamente o disco, comprometendo a eficiência da frenagem e gerando custos de reparo muito maiores. Um disco de freio danificado ou muito desgastado aumenta a distância de parada do veículo, tornando-se um perigo iminente em emergências.
“A manutenção preventiva é a melhor forma de garantir o bom funcionamento do sistema de freios. É recomendável fazer uma inspeção visual a cada revisão ou, sempre que notar algum sintoma de falha, como barulhos estranhos, chiados, rangidos, vibrações no pedal ou no volante, ou a sensação de que o carro está demorando mais para parar. Os ruídos geralmente indicam que as pastilhas estão desgastadas e podem estar raspando no disco”, explica Bianca Santos, Engenheira de aplicação da Henkel para o mercado de reparo e manutenção de veicular.
A Loctite® conta com um portfólio completo para o sistema de freios. Por exemplo, para complementar a manutenção, o mecânico pode usar o LOCTITE® SF 6905, que atua como um silenciador e evita um desgaste desigual das pastilhas ao longo do tempo. Resistente a altas temperaturas, a solução deve ser aplicada na parte traseira da pastilha.
A verificação e a substituição periódica das pastilhas e outros itens do freio são ações simples e importantes, para garantir que o veículo responda de forma eficaz em qualquer situação, além de garantir a segurança. Não há uma quilometragem definida para a troca, e o correto é sempre fazer o acompanhamento durante as revisões periódicas.
Sobre a Henkel
Com suas marcas, inovações e tecnologias, a Henkel ocupa posições de liderança em todo o mundo em negócios industriais e de consumo. A unidade de negócios de Adhesive Technologies é líder global nos mercados de adesivos, selantes e revestimentos funcionais. Em seus negócios de Consumer Brands, a empresa ocupa posições de liderança, especialmente nos segmentos de cuidados capilares e com a casa, em muitos mercados e categorias em todo o mundo. As três marcas mais fortes da empresa são Loctite, Persil e Schwarzkopf. No ano fiscal de 2024, a Henkel reportou vendas de mais de 21,6 bilhões de euros e lucro operacional ajustado de cerca de 3,1 bilhões de euros. As ações preferenciais da Henkel estão listadas no índice de ações alemão DAX. A sustentabilidade tem uma longa tradição na Henkel, e a empresa tem uma estratégia clara de sustentabilidade com metas específicas. A Henkel foi fundada em 1876 e hoje emprega uma equipe diversificada de cerca de 47.000 pessoas em todo o mundo - unidas por uma forte cultura corporativa, valores compartilhados e um propósito comum: “Pioneers at heart for the good of generations”. Mais informações no site.
Sobre a Henkel Brasil
A Henkel está no Brasil há 70 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Consumer Brands, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt, Bonderite e Schwarzkopf Professional. A Henkel Brasil conta com cerca de 1.000 profissionais distribuídos nas plantas de Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. No ano de 2024, a Henkel alcançou um crescimento orgânico de vendas de 2,6%. Na América Latina, as vendas foram de 1, 636 bilhão de euros, o que representa 8% do total do grupo.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PEDRO HENRIQUE COSTA CAMARGO
[email protected]
FONTE: Manutenção no sistema de freio do carro ajustando disco e pastilha para garantir segurança veicular.