São Paulo, agosto de 2025 - Na última quarta, 20, a UiPath (NYSE: PATH), líder global em automação por agentes, reuniu no Figueira Rubayat, em São Paulo, representantes da WEX, Banco Carrefour, SulAmérica, Nubank, Omni, Sompo, entre outras empresas para debater o avanço da IA agêntica nos setores financeiro, bancário e segurador, no UiPath BFSI Summit – Brasil.
Com mais de 10 mil clientes em diversos países, entre eles o Brasil, a companhia é uma das pioneiras a desenvolver soluções com a tecnologia, liderando inovações que levam a ganhos de produtividade, economia de horas, mitigação de erros e aumento de lucros nas empresas. Na avaliação da empresa, a automação de processos está passando por uma transformação profunda, impulsionada pelo avanço dos agentes de inteligência artificial, capazes de operar de forma autônoma, interagir com sistemas complexos e colaborar com humanos.
No evento, que teve como host Mauricio Grohs, VP Regional da UiPath, e contou com a presença de Edgar Garcia, VP para a América Latina da UiPath, a companhia apresentou as funcionalidades do UiPath Maestro, solução que unifica IA agêntica, automação, BPM e inteligência de processo, viabilizando que as organizações tenham controle total para projetar, executar e otimizar novos processos por agentes.
Segundo Marcio Bouzon, Gerente Senior para Sales Engineering na UiPath, as empresas têm hoje que lidar, em média, com 175 aplicações, isto é, para cada etapa de um processo, uma solução diferente, o que dificulta o gerenciamento de atividades pelos colaboradores. “Com o UiPath Maestro é possível desenhar a solução, implementar cada etapa do processo e otimizá-lo para manter o ciclo vivo. Isso significa agora, de fato, um controle do começo ao fim, algo que antes não era viável”, explicou.
De acordo com o executivo, é possível construir agentes de IA dentro do ambiente da UiPath, mas caso as empresas tenham agentes internos, a UiPath também tem soluções para integrá-los à sua plataforma, passando a deter o controle de todo o fluxo de informações e garantindo, assim, a integridade dos dados. “Com informações unificadas, as organizações passam a ter uma melhor gestão de sua governança”, avaliou.
A empresa também listou alguns casos de uso da automação por agentes de IA entre seus clientes nos diferentes setores, como validação de elegibilidade e empréstimos, e análise financeira (bancário), validação de elegibilidade de seguros e de sinistros de seguro de vida, gerenciamento de necessidades médicas, detecção de reclamações de fraude (seguros), pesquisa de due dilligence de clientes/fornecedores, validação de auditoria de despesas, análise de relatório financeiro de risco (financeiro), entre muitos outros.
Na sequência, clientes da UiPath apresentaram os cases de IA agêntica desenvolvidos em parceria e que trouxeram para as empresas, entre outros benefícios, eficiência na análise de e-mails, redução de tempo de execução de atividades, economia em horas e em investimento financeiro.
Para fechar o Summit foi realizada uma roda de conversa com executivos do Nubank, Banco Carrefour e SulAmérica na qual eles puderam contar sobre os principais desafios de cada negócio e como a IA agêntica tem apoiado.
Sobre a UiPath
A UiPath (NYSE: PATH) tem a missão de aprimorar a geração de valor para que mais pessoas possam trabalhar de forma mais criativa, colaborativa e estratégica. A UiPath Business Automation Platform, com a tecnologia de IA, combina a solução líder de automação robótica de processos (RPA), com um conjunto completo de recursos para entender, automatizar e operar processos de ponta a ponta, oferecendo uma relação exclusiva de criação de valor. Para organizações que precisam evoluir para sobreviver e prosperar em tempos de grandes mudanças, a UiPath é The Foundation of Innovation™. Para maiores informações acesse www.uipath.com. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA SANTOS TARDIOLI SIMOES
[email protected]