Faculdade Senac BH elege os melhores pães de queijo em concurso realizado no Mercado Central

Iniciativa celebrou o Dia do Pão de Queijo com criatividade, tradição e inovação nas receitas dos alunos

LUCIANA DANUNCIAçãO
21/08/2025 11h59 - Atualizado há 7 horas

Faculdade Senac BH elege os melhores pães de queijo em concurso realizado no Mercado Central
Foto Genilton Elias

A tradicional iguaria mineira foi o centro das atenções no dia 14 de agosto, quando a Faculdade Senac em Minas – Belo Horizonte realizou a final do seu 1º Concurso Melhor Pão de Queijo. A disputa ocorreu na Cozinha Interativa Itambé por Cumbucca, no Mercado Central, e contou com a participação de alunos dos cursos de Cozinheiro, Superior em Gastronomia e Pós-graduação em Gastronomia e Práticas Alimentares, que apresentaram receitas autorais a uma banca formada por especialistas do setor gastronômico da capital mineira.

 

Dividido em três categorias, o concurso revelou o talento e a diversidade criativa dos estudantes. Confira as receitas premiadas:
 

Versões Inclusivas - voltadas a restrições alimentares, respeitando características sensoriais do produto original

  • 1º Lugar - Pão de Beijo – Pão de Queijo com Gergelim Preto e Batata Doce, por João Vitor Monteiro da Cunha (Graduação)

Tradicional - com uso obrigatório de Queijo Minas Artesanal (QMA) certificado

  • 1º Lugar - Encanto do Espinhaço – Pão de queijo com queijo curado e escaldado com banha de porco, por Ricardo Alexandre Coelho Machado e Glayber Soares Diniz (Pós-graduação)
  • 2º Lugar - Pão de Queijo da Leonor – Receita tradicional de família com três medidas de polvilho doce e uma de azedo, por Camilla Andrade Silveira, Douglas Morais Vinhal, Fernanda Noman Salen, Marcelo Henrique Silveira de Araújo e Maria José Ferreira Araújo (Graduação)
  • 3º Lugar - Pão de Queijo Qafézinho – Pão de queijo com toque de café, por Heliane Coelho de Matos e Silvania Lúcia Maciel (Cozinheiro)

Recheado - com liberdade de recheios e técnicas

  • 1º Lugar - Pão de Queijo com Escabeche de Pernil Desfiado, por Nicolina Maria de Laia (Graduação)
  • 2º Lugar - Trio Mineiro Apimentado – Pão de Queijo com recheio de pernil desfiado, alho-poró e geleia de pimenta artesanal, por Sidneia Rocha de Araújo (Graduação)
  • 3º Lugar - As 3 Maravilhas de Minas – Massa com torresmo e recheio de doce de leite mineiro, por Elton Rodrigues da Silva, Ivone Souza Dias Wilfredo e Daniel Roa Meija (Cozinheiro)

Além do reconhecimento aos vencedores, os finalistas terão suas receitas publicadas em um e-book que será disponibilizado gratuitamente no site do Senac, ampliando a visibilidade dos trabalhos.
 

Intuição foi o principal ingrediente da campeã

Um dos destaques do evento foi a participação da aluna Nicolina Maria de Laia, que venceu a categoria Recheado de maneira ousada. Ela elaborou um recheio de pernil, mesmo sem consumir carne. “Eu fiquei emocionada porque não esperava ganhar. Escolhi esse recheio como um desafio pessoal. Apesar de não comer carne, provei só o caldo e consegui ajustar o tempero com base no aroma. Estou muito feliz!”, contou.
 

Nicolina está no último semestre da graduação em Gastronomia e já pensa nos próximos passos. “Quero seguir na área, especialmente com confeitaria. Pretendo continuar estudando, fazer o curso de Cozinheiro e penso em uma pós-graduação também.”
 

O evento, realizado em celebração ao Dia do Pão de Queijo (17/08), destacou o compromisso da Faculdade Senac em Minas com a valorização da cultura alimentar mineira, aliando tradição, técnica e inovação em um ambiente de formação prática e colaborativa.
 

Sobre a Fecomércio MG e a Faculdade Senac em Minas - Belo Horizonte

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 86 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
 

O Senac está em atuação em Belo Horizonte desde 1949. Na unidade Faculdade Senac em Minas - Belo Horizonte, localizada na Rua dos Goitacazes, 1159, Barro Preto, são ofertados cursos ágeis, de Aprendizagem Comercial e Técnicos. Os alunos podem escolher formações nas áreas de Artes, Beleza, Gestão e Comércio, Comunicação, Conservação e Zeladoria, Design, Educacional, Gestão, Hospitalidade, Idiomas, Informática, Meio Ambiente, Moda, Produção de Alimentos, Saúde, Segurança, Turismo e Gastronomia. Nesta unidade também é ofertado o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia e a Especialização em Gastronomia e Práticas Alimentares.

A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Luciana Rodrigues d'Anunciação
[email protected]


Notícias Relacionadas »