São Paulo, agosto de 2025 – Um bebê de seis meses no colo e uma ideia na cabeça: fazer doces para vender. Foi assim que Edivânia Teixeira, de São Paulo, deu seu primeiro passo na confeitaria há 19 anos, quando começou a produzir trufas e pães de mel para a vizinhança. Hoje, vive exclusivamente da confeitaria e também dá aulas, incentivando outras mulheres a empreender. Como ela, milhares de brasileiros têm encontrado no modelo “faça e venda” uma porta de entrada acessível, prática e possível para iniciar um negócio próprio, mesmo com poucos recursos.
Com investimento inicial baixo, produção adaptável e possibilidade de conciliar com outras atividades, o “faça e venda” cresce como alternativa de geração de renda, especialmente em tempos de crise, transição de carreira ou busca por autonomia financeira. De acordo com o Sebrae, mais de 52% dos microempreendedores individuais no país iniciaram seus negócios por necessidade. Entre os segmentos mais escolhidos, a alimentação lidera, com destaque para produtos artesanais e personalizados e de preparo caseiro.
Na confeitaria, o cenário é especialmente favorável com ingredientes acessíveis, demanda constante e grande potencial de personalização tornam o segmento ideal para quem está começando. “É um modelo democrático, que permite testar receitas, conhecer o cliente, desenvolver habilidades de gestão e gerar renda com estrutura simples, na maioria das vezes caseira”, explica Jonatas Fróes, gerente de comunicação da Harald, marca líder no mercado de chocolates e coberturas para profissionais.
Além de fornecer produtos de qualidade para quem empreende com chocolate, a Harald também apoia confeiteiros em formação, oferecendo conteúdos gratuitos e capacitações. Esse apoio é reconhecido por centenas de empreendedores que criaram uma comunidade orgânica: as Haraldetes e Haralboys, um grupo composto por mais de 12 mil pessoas, que conecta doceiros de todo o Brasil incentivando a jornada com trocas de experiências e dicas. “Nosso papel vai além do produto. Acreditamos que a confeitaria pode transformar vidas e queremos estar juntos nesse início, ouvindo e apoiando com soluções que atendam as necessidades de quem está na ponta desta cadeia”, completa Fróes.
Outro diferencial do modelo é sua flexibilidade que possibilita o início dentro de casa, em paralelo com outras fontes de renda, enquanto se adquire experiência prática em áreas essenciais como precificação, produção, atendimento e vendas.
Para quem está em dúvida se vale a pena tentar, a dica é simples: comece pequeno, mas comece. “Hoje há cursos gratuitos em lojas de festas, fornecedores especializados e uma infinidade de conteúdos online. É possível aprender o básico com rapidez e ir evoluindo aos poucos”, reforça Fróes.
Mais do que uma tendência, o "faça e venda" é um caminho concreto para quem busca independência financeira com afeto, criatividade e propósito. E para muitos, ele é só o primeiro capítulo de uma história empreendedora que começa em casa, mas pode crescer muito mais do que se imagina.
Conheça a Harald:
Líder em chocolate e cobertura para o mercado de confeitaria, a Harald é uma das principais marcas de chocolates para transformação e referência para o mercado especializado, food service e cash & carry. No seu portfólio, a Harald conta com as marcas Unique, Melken, Inovare, TOP e Confeiteiro. Fundada em 1982, a empresa faz parte desde 2015 do grupo Fuji Oil, gigante japonesa de atuação global.
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ANA CLAUDIA DA SILVA ROZEMBRÁ
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