Uma catraca, inúmeras possibilidades

Entenda como a catraca, usada desde o século XIX, ainda é indispensável para garantir eficiência no controle de acesso e segurança

ALINE PORFFIRIO
20/08/2025 11h44 - Atualizado há 8 horas

Uma catraca, inúmeras possibilidades
Freepik
 

Discreta, muitas vezes invisível na rotina de quem passa por ela todos os dias, a catraca ainda é um dos equipamentos mais eficazes de controle de acesso. Presente em escolas, empresas e prédios comerciais, ela vem se reinventando com o tempo, incorporando novas tecnologias e ampliando sua importância no controle do fluxo de pessoas.

Originalmente desenvolvida no século XIX para organizar a entrada em transportes públicos, a catraca surgiu como uma solução simples: permitir a passagem de uma pessoa por vez, impedindo acessos não autorizados. De lá para cá, passou por uma verdadeira revolução.

Hoje, a catraca é muito mais do que uma barreira física. De acordo com o modelo utilizado, ela pode agrupar algumas das mais modernas tecnologias de identificação, tais como reconhecimento facial, biometria digital, cartões de proximidade, QR codes e senhas. 

Versatilidade para diferentes ambientes

Nas escolas, a catraca ajuda a garantir que apenas alunos, funcionários e pessoas autorizadas entrem no ambiente, além de permitir que a escola tenha um histórico completo da entrada e saída dos alunos. Plataformas como o Simpax Escola, adicionam uma camada extra de segurança com apoio do reconhecimento facial e melhoram a logística de  entrega dos alunos.

Em empresas, seu uso está ligado tanto à segurança quanto à gestão de locais restritos, como refeitórios. Integradas a sistemas de gestão, as catracas controlam o nível de permissão dos colaboradores, fazendo com que os usuários só possam adentrar a ambientes nos quais eles foram previamente autorizados. 

Já em condomínios, as catracas se tornaram uma solução eficiente para organizar o acesso a áreas comuns, controlar visitantes e reforçar a segurança do ambiente — especialmente quando conectadas à dispositivos de reconhecimento facial, câmeras e portarias remotas.

Benefícios que vão além do controle

O uso da catraca inteligente proporciona mais segurança, agilidade e rastreabilidade para os gestores. Ao impedir acessos indevidos e registrar as passagens, o equipamento contribui para a prevenção de incidentes, controle de ocupação de espaços e a análise de fluxos em tempo real.

Além disso, com os sistemas atuais, é possível configurar permissões específicas por horário, perfil de usuário ou localização, ampliando o controle e a personalização do acesso.

E o futuro?

Com o avanço da Internet das Coisas (IoT) e da Inteligência Artificial, as catracas estão se tornando ainda mais importantes. Já é possível encontrar modelos com leitura térmica, detecção de máscaras e integração com aplicativos mobile.

No futuro, a tendência é que esses equipamentos deixem de ser apenas pontos de passagem e se tornem terminais estratégicos de dados, colaborando para cidades inteligentes, escolas conectadas e empresas mais ágeis.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALINE PORFIRIO RIBEIRO
[email protected]


Notícias Relacionadas »