Serasa Experian lança agente de IA para PMES no WhatsApp que analisa o crédito, recomenda a venda a prazo e faz a iniciação do pagamento

• Nova ferramenta é a primeira no Brasil e estará disponível a partir de setembro para todas as pequenas e médias empresas do país

BRUNA LEONE
20/08/2025 14h12 - Atualizado há 1 dia

Serasa Experian lança agente de IA para PMES no WhatsApp que analisa o crédito, recomenda a venda a prazo e
divulgação
  • Empreendedores poderão consultar as condições de crédito de seus clientes, receber recomendações de venda e já iniciar o fluxo de pagamento via Pix por meio do agente de I.A.  

 
  • Parceria entre a datatech e a Delend, visa apoiar as PMEs a vender mais com menor risco
São Paulo, 20 de agosto de 2025 – Muitas PMEs brasileiras usam o WhatsApp em sua jornada de vendas e, agora, poderão também vender a prazo com mais segurança, fazendo desde a análise do crédito até a iniciação do pagamento na própria ferramenta — tudo com apoio de I.A. e Open Finance.

A Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, acaba de lançar o Agente Serasa Empresas, um agente com inteligência artificial que transforma o WhatsApp em uma ferramenta de vendas para pequenas e médias empresas (PMEs). Com a solução, o empreendedor poderá consultar as condições de crédito de seus clientes, receber recomendações personalizadas de parcelamento por meio do Serasa Recomenda e até iniciar o processo de pagamento via Pix, com o Open Finance, tudo em poucos cliques, de forma segura, com linguagem amigável e acompanhamento em tempo real do status da operação.

A solução, desenvolvida em parceria com a Delend, é inédita no Brasil e usa I.A. para tornar o processo de análise e venda mais inteligente e fluido, direto no aplicativo de mensagens mais utilizado pelos brasileiros e também integra as funcionalidades de iniciação de pagamento via Pix.

Como funciona na prática
Com o uso de I.A. Generativa, basta o empreendedor iniciar uma conversa com o agente pelo WhatsApp e indicar seu potencial cliente para ter acesso aos principais recursos:
  • Consulta às condições de crédito, incluindo o  Score, do cliente que deseja comprar a prazo
  • Recomendação das condições de venda com I.A.: limite de crédito recomendado, número ideal de parcelas e risco de inadimplência
  • Início imediato do pagamento via Pix, com agendamento das parcelas futuras e acompanhamento em tempo real do status da transação via Open Finance, por meio da parceira
Com o Agente Serasa Empresas, o empreendedor tem mais segurança, agilidade e controle para vender a prazo. O agente recomenda condições de pagamento mais adequadas e reduz o risco de inadimplência, tornando o processo de venda mais simples, mesmo para quem não tem tempo ou familiaridade com ferramentas complexas.

Outro grande diferencial, é a possibilidade de já iniciar o processo de pagamento. O agente entra em contato com o cliente final para agilizar a aprovação e fechar a venda com mais rapidez, tudo isso no próprio WhatsApp.

“Nosso maior objetivo é apoiar as pequenas e médias empresas em sua jornada empresarial. Criamos uma solução fluida, prática e inovadora, no canal mais popular do Brasil: o WhatsApp. Queremos promover mais facilidade, conveniência e inovação para esse público, possibilitando uma jornada fluida e focada em apoiar o empreendedor em seu grande objetivo: vender mais com menos risco”, explica o vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.

A ferramenta foi desenvolvida em colaboração com a Delend, fintech especializada em infraestrutura agêntica com I.A. e Open Finance para fomentar operações envolvendo recebíveis que foi viabilizada com o apoio do Google for Startups Cloud Program e da AWS, por meio de créditos em cloud computing.

“Nossa tecnologia foi escolhida pela Serasa Experian para o lançamento de um Agente de Inteligência Artificial especializado em Crédito PME”, afirma Fernando Steler, cofundador e CEO da Delend. “O Agente de Crédito Serasa fará todo o trabalho para que uma PME possa vender a prazo e receber em dia”. Steler explica que “além de apoiar com inteligência aplicada na tomada de decisão sobre as vendas a prazo, o Agente de IA conversa diretamente com os compradores e emite e registra os meios de pagamentos com iniciação Pix. Futuramente vai registrar a duplicata eletrônica, vai atrás do consentimento Open Finance dos clientes compradores e também atuará no controle automatizado dos lembretes e dos recebimentos, chegando até a negativação se for necessário. Fará o papel de um funcionário virtual inteligente e incansável que se replica aos milhões, apoia a análise de risco partir de dados e só volta com o trabalho concluído.”

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Bruna Leone Romancini
[email protected]


Notícias Relacionadas »