Quase 20% das crianças e adolescentes brasileiros já fizeram compras online

Especialista em finanças alerta para os prejuízos do acesso sem limites ao cartão de crédito e do consumo sem supervisão dos pais

REDAÇÃO
19/08/2025 15h21 - Atualizado há 11 horas

Quase 20% das crianças e adolescentes brasileiros já fizeram compras online
Cristiano Assis
O e-commerce se consolidou no Brasil e segundo a ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), cerca de 55% dos brasileiros realizam compras online pelo menos uma vez por mês. Mas o que é uma modalidade de consumo legítima, pode se tornar motivo de preocupação quando envolve menores de 18 anos. De acordo com a pesquisa Tic Kids Online Brasil 2024, 17% das crianças e adolescentes brasileiros de 09 a 17 anos já fizeram compras online.

“O consumo online é tentador para crianças e adolescentes. É como um portal que se abre para possibilidades infinitas, que transmite a sensação de segurança, liberdade e recompensa imediata. Podemos analisar duas situações distintas: a compra online sob a supervisão do responsável, que autoriza e empresta o cartão de crédito; e a compra feita sem supervisão, com acesso livre aos dados do cartão, seja porque a criança conseguiu obtê-lo de alguma forma ou porque as informações estavam salvas no celular”, afirma Luciana Ballesteros, fundadora e diretora da Financial Experts e especialista em finanças.


Para Luciana Ballesteros, o primeiro cenário representa menos danos em comparação com o segundo, desde que o valor de compra seja previamente definido. “A educação financeira na infância envolve o aprendizado sobre limites. A criança não tem maturidade para utilizar cartão de crédito sem orientação e vigilância dos pais. Também cabe a eles estabelecer uma quantia limite para a compra online. Esse valor deve ser definido considerando a realidade econômica da família e o objetivo da compra, tendo em vista que o cartão é um dinheiro antecipado disponibilizado pelo banco e deverá ser pago dentro de um período”, alerta.  

A falta de supervisão e de limites para compras online e presenciais, especialmente quando o cartão de crédito é o método de pagamento, pode gerar problemas mais sérios, como destaca a especialista em finanças. “Esse comportamento pode estimular o consumismo precoce e levar ao endividamento”, observa.

A especialista em finanças orienta que a melhor estratégia é não cadastrar os dados do cartão de crédito no celular e outros dispositivos eletrônicos que o jovem utilize e privilegiar as compras presenciais. “Os pais devem avaliar com o filho se aquela compra online é realmente necessária. Dê também preferência às compras em lojas físicas, cujo processo demanda mais tempo e esforço, ensinando à criança e ao adolescente sobre o valor do dinheiro. Essa experiência ensina a importância de ir a mais de um estabelecimento, pesquisar preços, comparar as marcas e até negociar desconto”, sugere.  

Sobre a Financial Experts

Fundada em 2019 por Luciana Ballesteros — administradora com especialização em finanças —, a Financial Experts (Alameda Oscar Niemeyer, 288/601, Vale do Sereno – Nova Lima) nasceu com uma missão transformadora: levar educação financeira de qualidade para jovens a partir dos 12 anos. Trata-se da primeira escola do Brasil com esse foco, por acreditar que quanto mais cedo as pessoas aprendem a lidar com o dinheiro, maiores são as chances de construir um futuro equilibrado, consciente e próspero.

Sua equipe é formada por professores qualificados, com certificações nacionais pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) e CFP® (Certified Financial Planner). O sucesso da sua metodologia diferenciada, com uma abordagem dinâmica, descomplicada e contextualizada com situações do dia a dia, atraiu o interesse de outros públicos. A escola desenvolveu outros dois cursos, o Financial Master, para jovens de 17 a 29 anos, e Finanças para Elas, destinado a mulheres que desejam ser capazes de tomar decisões assertivas de investimento do seu próprio dinheiro. As turmas são reduzidas para garantir a qualidade, atenção plena e interação, e as aulas ocorrem uma vez por semana.

Mais informações: linkedin.com/company/finexperts | @financial_oficial.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RAQUEL GUIMARAES MORENO
[email protected]


FONTE: Luciana Ballesteros | Crédito: Cristiano Assis
Notícias Relacionadas »