Jovens da Fundação CASA em São Paulo, Guarulhos e Itaquá competem em Torneio Regional de Xadrez

Competição definiu os classificados para a etapa estadual, que acontecerá no dia 10 de setembro na capital paulista

CAMILA SOUZA
19/08/2025 15h03 - Atualizado há 2 horas

Jovens da Fundação CASA em São Paulo, Guarulhos e Itaquá competem em Torneio Regional de Xadrez
Marcelo Machado/Fundação CASA
O xadrez envolve raciocínio lógico, estratégia e rapidez. Na última sexta-feira (15), 43 adolescentes atendidos em 14 unidades da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) nas cidades de São Paulo, Guarulhos e Itaquaquecetuba colocaram à prova seus conhecimentos neste esporte durante a etapa regional da Divisão Regional Metropolitana Capital (DRCAP) no XIX Torneio Estadual de Xadrez. A Fundação CASA é uma entidade vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.

O evento, ocorrido no auditório da DRCAP, em São Paulo, celebrou o esporte e destacou o comprometimento e a habilidade dos jovens participantes, que se dedicaram intensamente para alcançar as melhores posições. O regional classificou todos os adolescentes dos 14 centros socioeducativos para a etapa estadual do Torneio, prevista para acontecer no dia 10 de setembro, na capital paulista. O CASA Feminino Chiquinha Gonzaga, da cidade de São Paulo, também enviará representantes no estadual da competição. No total, serão cerca de 45 competidores no estadual.


O torneio da DRCAP, focado nos centros de atendimento masculinos, foi dividido em duas categorias: infantil, para adolescentes com idades entre 12 e 15 anos, e juvenil, para aqueles com 16 anos ou mais.

A equipe do CASA Ônix, do Complexo da Vila Maria, conquistou os três primeiros lugares da categoria juvenil. Os jovens levaram medalhas e o troféu para o centro de atendimento. Entre os dez primeiros colocados da categoria, que receberam medalhas, ainda se destacaram três adolescentes atendidos no CASA Juquiá, que levaram o 4º, 6º e 10º lugares; e dois jovens do CASA São Paulo, que levaram a 7ª e 8ª colocações. Já um adolescente do CASA Itaquera levou a 5ª colocação e um jovem do CASA Topázio ficou em 9º lugar.

Na categoria infantil, um adolescente do CASA Juquiá venceu, ficando em segundo lugar um jovem do CASA Rio Tâmisa, ambos centros de atendimento do Complexo do Brás. O adolescente do CASA Juquiá demonstrou olhar estratégico e capacidade de antecipação das jogadas do adversário. O centro de atendimento mantém um clube enxadrístico chamado Rei Destemido, organizado pelo agente educacional Cícero Tavares. Já o segundo colocado apresentou um jogo sólido e competitivo.

Para a diretora regional da DRCAP, Fabiana Lazarini, os resultados “reforçam a importância do Torneio de Xadrez como um meio esportivo e lúdico que contribuiu no desenvolvimento de jovens talentos, celebrando a dedicação e o potencial dos participantes”. A DRCAP é uma das quatro administrações localizadas da Fundação CASA, responsável pela supervisão do atendimento de centros nas cidades de São Paulo, Guarulhos e Itaquaquecetuba.

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, aponta a importância de realizar eventos externos para os adolescentes atendidos. “A Fundação CASA tem um calendário esportivo anual programado em diferentes modalidades, o que inclui o xadrez. É uma modalidade que os nossos profissionais de Educação Física trabalham nas aulas e momentos de lazer nos centros de atendimento, ajudando a expandir o raciocínio lógico, a capacidade de elaborar e executar estratégias e de tomar decisões, além de interagir com o outro segundo valores éticos”, avalia a presidente.

Na etapa regional da DRCAP também participaram jovens atendidos nos centros socioeducativos Vila Guilherme, Pirituba, Bela Vista, Topázio e Nova Vida, da capital paulista; Terra Nova e Itaquá, de Itaquaquecetuba; e Guarulhos e Guayi, de Guarulhos.

A 19ª edição do Torneio Estadual de Xadrez da Fundação CASA e organizado pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da instituição.

Sobre a Fundação CASA
A Fundação CASA aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social. Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAMILA APARECIDA DE SOUZA
[email protected]


Notícias Relacionadas »