PVC do Som leva oficinas gratuitas de construção de instrumentos a Taboão da Serra

Projeto promove educação musical, sustentabilidade e valorização cultural com atividades abertas ao público nos dias 16, 17 e 22 de agosto

Junior
15/08/2025 16h23 - Atualizado há 10 horas

PVC do Som leva oficinas gratuitas de construção de instrumentos a Taboão da Serra
Divulgação
O projeto PVC do Som, realizado pela Coletiva Ana Gira Sol e contemplado no edital PNAB/ProAC Editais 2024 da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, chega a Taboão da Serra oferecendo ao público oficinas gratuitas de construção de instrumentos musicais com canos de PVC reciclados.

A iniciativa une criatividade, educação musical e conscientização ambiental, valorizando saberes culturais afro-indígenas e fortalecendo a economia criativa local.


“Queremos mostrar que é possível transformar materiais simples e recicláveis em instrumentos que geram música, cultura e interação. É uma experiência que vai além do fazer manual: é sobre identidade, coletividade e preservação ambiental”, destaca Ana Cristina Anjos, idealizadora e artesã da Coletiva Ana Gira Sol.

As atividades serão realizadas nos dias 16, 17 e 22 de agosto, no Espaço Cultural Candearte. Conduzidas por artesãos e oficineira experientes, as oficinas ensinam a confeccionar e tocar instrumentos como kabuletê, ganzá, idiofone, flauta de êmbolo, tambor, pífano e roda de chuva. Cada encontro terá duração de três horas, com turmas pela manhã e à tarde, abertas a pessoas de todas as idades.

“A proposta é que cada participante construa seu próprio instrumento e, ao final, vivencie um momento coletivo de prática musical, explorando ritmos brasileiros”, explica Fernanda Péis, coordenadora geral do projeto.

Além da prática artesanal, cada ciclo de oficinas será acompanhado por vivências musicais coletivas, incentivando a experimentação rítmica e promovendo interação entre participantes. O projeto garante acessibilidade física e comunicacional, com intérprete de Libras em todas as atividades.

O PVC do Som circulará também por Itapecerica da Serra, Carapicuíba e São Paulo, levando a proposta para diferentes territórios do estado. Todas as atividades são gratuitas e têm classificação indicativa livre.


SERVIÇO
Projeto PVC do Som – Oficinas de construção de instrumentos musicais
16, 17 e 22 de agosto de 2024
Espaço Cultural Candearte – R. Antônio Carlos Tôrres, 31 - Parque Maraba, Taboão da Serra - SP, 06766-030
Oficinas pela manhã e tarde (3h cada)
Gratuito
Livre para todos os públicos

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
EDIVALDO CLEMENTINO DA COSTA JUNIOR
[email protected]


Notícias Relacionadas »