Agosto, 2025 – Monte Verde é popularmente conhecido como um dos principais destinos românticos do Brasil. Porém, engana-se quem pensa que o distrito de Camanducaia, situado a apenas 160 km de São Paulo, é um lugar voltado apenas ao turismo de casais. Ao mesmo tempo em que possui o status de um dos locais mais acolhedores do país e é um tradicional refúgio para eternizar momentos inesquecíveis a dois, o vilarejo no Sul de Minas oferece hoje uma série de boas opções de programas aos viajantes “descompromissados” de um par amoroso.
No Brasil, o Dia dos Solteiros é celebrado em 15 de agosto, enquanto em outras partes do mundo no dia 11 de novembro. Porém, independentemente da data, Monte Verde é um excelente destino para uma viagem, com atrações para quem gosta de contato com a natureza, boa gastronomia e tranquilidade.
Rebecca Wagner, presidente da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), exalta como a localidade mineira diversificou, nos últimos anos, a sua oferta de serviços, passeios e atrações para satisfazer a todos os perfis de público. “Inegavelmente, o nosso distrito é um dos principais destinos escolhidos como rota por casais de todo o país, mas também já entendeu, há bastante tempo, que é preciso atender bem aos desejos dos turistas que viajam sozinhos ou em turmas de solteiros que buscam aliar o conforto proporcionado pela ampla e qualificada rede hoteleira daqui às várias atividades interessantes que hoje podem ser realizadas individualmente ou em grupo”, enfatiza.
Além da culinária requintada e diversificada que proporciona aos seus visitantes, Monte Verde disponibiliza atualmente ótimas alternativas de estabelecimentos descolados, com som ao vivo para os que gostam de dançar ou curtir música de qualidade, como o VillaLeta. Inaugurado em 2024, possui atrativos de temática viking em ambientes fechados e ao ar livre espalhados em um amplo espaço de 20 mil m², onde abriga um misto de restaurante e bar com mesas posicionadas com vista para um palco, que costuma receber uma agenda movimentada de shows. Mais informações estão disponíveis no site e pelo WhatsApp: (35) 99753-4333.
Outros dois estabelecimentos do vilarejo mineiro que atendem bem ao perfil dos turistas solteiros que gostam de curtir música ao vivo enquanto desfrutam de gastronomia de qualidade são o bar e restaurante Boteco do Lago e o Bistrô Rock Bar. O primeiro desses locais é um dos principais points da avenida Monte Verde e tem entre as delícias do seu sortido cardápio filés e bistecas em pratos alemães e suíços, oferece aos clientes a experiência do rodízio de fondue de carnes e queijos, servido em porções generosas, e disponibiliza uma carta de vinhos com muitos rótulos e diversas opções de cervejas especiais. Mais informações pelo perfil da casa no Instagram e pelo telefone: (35) 3438-1735.
Já o Bistrô Rock Bar, além de trazer como atrativo as apresentações de bandas, tem os pratos da culinária italiana como carro-chefe do seu menu, que também conta com alternativas de petiscos e caldos especiais. O local funciona diariamente, das 12h às 17h de segunda a quinta-feira, e do meio-dia à 0h de sexta a domingo. Para os solteiros que gostam de cervejas de qualidade, a casa oferece nas torneiras chopes dos estilos Pilsen e Ipa, sendo que, especialmente para este inverno, lançou o seu próprio rótulo artesanal, produzido pela Cervejaria Campinas e batizado com o nome Pilsen Rock. Mais informações sobre a atração, localizada dentro do shopping Inverness na avenida Monte Verde, estão disponíveis em seu perfil no Instagram e pelo WhatsApp: (35) 99204-8967.
E para os solteiros que buscam curtição em Monte Verde enquanto ingerem bebidas de primeira qualidade, o Arsenal da Cerveja e o Vino DiVino são duas escolhas certeiras. O primeiro desses estabelecimentos possui duas unidades no distrito, sendo que a principal delas, na Galeria Suíça, oferece espaço para consumo no local, porções artesanais e seis torneiras de chope com diferentes estilos da bebida. E a casa conta atualmente com duas cervejas de produção própria: uma German Pilsen e a Newton Fruitbier com maçã verde. Mais informações pelo telefone/WhatsApp: (35) 3886-0004 e no perfil do Instagram.
O Vino DiVino, por sua vez, é um empório e bar onde os clientes têm a chance de degustar de rótulos de grandes marcas. Além de contar com uma ampla e diferenciada carta de vinhos, cujas garrafas ficam expostas em sua adega, disponibiliza nada menos do que 25 torneiras com diferentes opções não apenas desta bebida, mas também de cervejas especiais e outros drinks. Com ambiente sofisticado e aconchegante, a casa promove harmonizações dos seus vinhos com canapés de queijos e frios. Mais informações sobre o estabelecimento, localizado dentro da Galeria Villa Europa, estão disponíveis no perfil do Instagram.
Para os turistas solteiros que quiserem aproveitar os encantos da deslumbrante natureza na Serra da Mantiqueira, Monte Verde é o destino ideal para unir esse privilégio à prática de atividades ao ar livre. Diversas agências associadas à MOVE oferecem diferentes tipos de passeios, que podem ser feitos individualmente ou em grupos. Uma delas é a Quadriventure, referência local para percursos de quadriciclos que transportam até duas pessoas cada e são realizados em uma fazenda onde os participantes atravessam lindas paisagens em trilha planejada de cerca de uma hora de duração. Mais informações no site ou pelo WhatsApp: (35) 99196-2778.
As trilhas na natureza também estão entre os passeios imperdíveis da região. Entre as opções, estão a Trilha Chapéu do Bispo, a Trilha do Platô e a mais famosa, a Trilha da Pedra Redonda. O trajeto neste último atrativo natural tem aproximadamente 1km de extensão e o seu nível é considerado fácil. E quem se aventura pelo percurso é brindado com uma vista 360º da Serra da Mantiqueira no topo da pedra, a 1.990 metros de altitude. As informações para realizar as trilhas estão disponíveis nesta página do site Visite Monte Verde. As trilhas do Pico do Selado e do Chapéu do Bispo, que também estão sob gestão da MOVE no destino turístico, estão fechadas para visitação atualmente.
Outro programa recomendado é o ciclismo mountain bike. O distrito de Camanducaia conta com diversas opções de trilhas e roteiros para serem percorridos pedalando. E uma das melhores formas de desfrutar das paisagens é por meio de passeios de bicicleta, nos quais é possível ter contato mais próximo com a natureza e parar com frequência para registrar belas imagens. Em ascensão como polo esportivo, Monte Verde vem recebendo um número crescente de eventos de ciclismo, como o Pedal nas Montanhas, realizado em janeiro com cerca de 120 inscritos. Pouco depois, em março, abrigou uma etapa do circuito Haka Race de corrida de aventura, que teve o mountain bike como uma das modalidades da competição.
Outra alternativa interessante para turistas solteiros em Monte Verde é a prática de esportes ao ar livre na Fazenda Radical. No local, situado no km 5 da rodovia Agostinho Patrus, são disponibilizadas as atividades de passeio a cavalo, arvorismo, escalada, arco e flecha, slackline e os trajetos em uma mega tirolesa de 1.050 metros de extensão, a mais de 75m de altura, além de uma kids, com percurso de 80m. Mais informações no site e pelo WhatsApp: (35) 98817-2645.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RAFAEL GRANATO VALIN FRANCO
[email protected]