A Prefeitura de São Paulo ampliou a oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) na rede municipal, reforçando a política de atenção integral à população. Desde 2021, essas terapias estão disponíveis em diferentes unidades de saúde e oferecem alternativas para prevenção e tratamento de doenças.
Atualmente, a rede pública disponibiliza 21 modalidades, entre elas acupuntura, reiki, aromaterapia, fitoterapia, meditação e técnicas da medicina tradicional chinesa. A auriculoterapia, que atua em pontos específicos da orelha, é a mais procurada pelos pacientes, especialmente para alívio de dores e questões emocionais.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 97% das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já oferecem alguma modalidade de Pics. Os atendimentos também estão presentes em quase todas as Unidades de Referência da Saúde do Idoso, nos Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos), além dos Centros de Referência da Dor Crônica.
A capital conta ainda com seis Centros de Referência das Práticas Integrativas (CRPics), localizados em diferentes regiões da cidade. As iniciativas seguem diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e buscam promover qualidade de vida, bem-estar e fortalecimento do cuidado preventivo.