São Paulo registrou no segundo trimestre de 2025 a menor taxa de desemprego de sua série histórica, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgados nesta sexta-feira (15). O levantamento mostra que a taxa de desocupação chegou a 5,4%, o que corresponde a 371 mil pessoas sem trabalho em um universo de 6,56 milhões de ocupados.
O estudo também apontou crescimento no rendimento médio do trabalho principal, que alcançou R$ 5.323 no período. O valor representa aumento de 1,56% em relação ao trimestre anterior e permanece acima das médias estadual e nacional, superando-as em 31,3% e 57,9%, respectivamente.
Além dos números da PNAD, o Novo CAGED indicou que São Paulo ultrapassou em junho a marca de 5,029 milhões de empregos formais. O volume de vagas é mais que o dobro do registrado no Rio de Janeiro, segunda colocada no ranking nacional, e reflete a expansão do mercado de trabalho local desde 2020, período em que o estoque de empregos cresceu 19,4%.
Os setores que mais concentram trabalhadores na capital são Comércio e Varejo, Economia Criativa, Serviços Financeiros e Profissionais, além de Construção e Saúde. Entre eles, os maiores avanços percentuais desde 2020 ocorreram em Construção, Tecnologia e Inovação e Serviços Financeiros, com destaque para o crescimento superior a 30% nos dois primeiros.