Politize! alcança mais de 100 mil usuários em seu primeiro ano de internacionalização

Com atuação no México, Colômbia e Argentina, organização visa engajar a sociedade latino-americana a favor da democracia nos países

PAULA OLIVEIRA
14/08/2025 15h18 - Atualizado há 2 horas

Politize! alcança mais de 100 mil usuários em seu primeiro ano de internacionalização
Divulgação
A Politize!, maior organização da sociedade civil de educação política do Brasil, comemora 1 ano de sua internacionalização. A atuação, que visa ressignificar a política e fortalecer a cultura democrática no México, Colômbia e Argentina, alcançou mais de 100 mil usuários com a produção de conteúdos educativos em seus sites internacionais. A ideia da organização é ampliar sua presença na América Latina, por meio de alianças sólidas que apoiem a produção e distribuição de conteúdos gratuitos, didáticos e suprapartidários.

“Em 2025, a Politize! completa 10 anos de história. Durante esse período, desenvolvemos um portfólio diversificado que nos consolidou como referência em educação política no Brasil. Ficamos muito orgulhosos de levar a nossa experiência para os países vizinhos, democratizando o acesso ao conhecimento político didático e confiável”, comemora Gabriel Marmentini, cofundador e Diretor Executivo da Politize!. “O nosso principal objetivo é fortalecer a democracia na América Latina, oferecendo ferramentas para que mais pessoas compreendam a política, participem dela e se tornem cidadãos engajados na transformação de suas realidades”, complementa.


A Politize! já publicou 198 textos em seus sites internacionais, divididos em três trilhas principais: conhecendo a política, conhecendo a democracia e cidadania na prática. Os conteúdos foram produzidos tanto internamente, quanto com o apoio de 18 voluntários da Rede de Produtores de Conteúdo e 8 parceiros regionais. A expectativa agora é continuar a expansão para novos territórios da América Latina, ampliar o número de parcerias internacionais e formar uma nova rede de voluntários para a produção de conteúdo local, replicando o modelo bem-sucedido implementado no Brasil.

“A democracia tem sido colocada à prova em diversos contextos ao redor do mundo. Diante da desinformação e polarização, temos visto cada vez mais a importância de proteger o ecossistema da informação com conteúdo educacional confiável e plural para preparar pessoas conscientes e comprometidas com a democracia. Assim, a missão da Politize! se faz ainda mais relevante. É extremamente necessário engajar a sociedade para fomentar a educação política, seja dentro ou fora do Brasil”, finaliza Marmentini.

Atualmente, os parceiros da Politize! são: Accountabilty Lab México e Ollin (México); Extituto de Política Abierta, CIVIX Colombia e Fundación Verez y Saberes (Colômbia); CLAYSS e Democracia en Red (Argentina); Fundación Ciudadanía Inteligente (Chile).

Para mais informações, acesse o site da Politize!.

Sobre a Politize!
A Politize! é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua para que cada vez mais pessoas se interessem pela política, aumentando a participação cidadã nos espaços de tomada de decisão que impactam todos os brasileiros. A missão da organização é formar uma geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia, levando educação política a qualquer pessoa, em qualquer lugar, de forma plural, didática, gratuita e suprapartidária. Para isso, a Politize! conta com plataformas online com milhares de conteúdos gratuitos, didáticos e plurais sobre política; forma lideranças cidadãs para resolver problemas públicos; oferece materiais pedagógicos e treinamentos para professores levarem a pauta da cidadania para o Ensino Médio público; e desenvolve campanhas informativas e de engajamento para fortalecer a cultura e participação política no Brasil.

Acesse o site da Politize! e saiba mais: https://www.politize.org/.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PAULA LOPES OLIVEIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »