Lívia Mattos lança Ndoukahakro com participação da senegalesa Senny Camara
Faixa, que antecipa o próximo disco da artista, marca o encontro transatlântico entre Bahia, Senegal e Costa do Marfim e mescla canção com espaço para o instrumental
Junior
13/08/2025 22h16 - Atualizado há 7 horas
Crédito: Tiago Lima
Ouça aqui:
https://youtu.be/WZc2fu1mD2U Acordeonista, cantora e compositora premiada, Lívia Mattos apresenta Ndoukahakro, segundo single de seu terceiro álbum, Verve. Após a estreia de Caucaia, a nova faixa se equilibra entre letra e improvisos, característica central do trabalho, que trará um repertório dividido em cerca de 50% de canções e 50% de instrumentais.
Gravada em power trio com Lívia Mattos (BA) no acordeon/voz, Jefferson Babu (SP) na tuba e Rafael dos Santos (DF) na bateria, Ndoukahakro costura a musicalidade afro-baiana com referências do chabbi argelino e a poética da senegalesa Senny Camara, que acrescenta a sonoridade única da kora e seus improvisos vocais.
A canção nasceu de uma experiência marcante na aldeia que dá nome à faixa, localizada a mais de três horas de Abidjan, na Costa do Marfim, onde a sanfoneira tinha ido tocar. A sensação de familiaridade com o lugar se transformou em música, explorando as camadas de beleza, sabores e complexidade que Lívia encontrou por lá.
"Fui tomada por uma emoção daquelas que você não sabe de onde vem e que transborda. Chorei muito, sem entender bem por quê. Ao mesmo tempo em que sentia familiaridade com muitos lugares da Bahia, havia também uma distância – pela complexidade política, étnica, religiosa e linguística".
Com Ndoukahakro, a artista reafirma seu trânsito livre entre territórios e estéticas, explorando diferentes timbres e intensidades sem perder o fio condutor da sua assinatura sonora.
"Essa estreia marca o início da relação entre duas mulheres instrumentistas e cantautoras – uma da orla de Salvador, outra da orla de Tataguine (Senegal) - que se encontram para falar dessa sensação paradoxal de familiaridade e distanciamento em relação aos lugares por onde passam. Com Senny, desde o primeiro encontro, senti uma total sensação de irmandade… bateu o santo mesmo, e sinto que ainda vamos criar muitas coisas juntas. Ndoukahakro é só o começo”.
Nascida em Salvador, Lívia Mattos é acordeonista, cantautora, circense e socióloga. Já se apresentou em festivais internacionais como Womex (Espanha), Akkorden Festival Wien (Áustria), Accordions Around the World (EUA) e MASA (Costa do Marfim), entre outros. Com dois álbuns autorais lançados (Vinha da ida e Apneia), integrou a banda de Chico César por oito anos e colaborou com nomes como Rosa Passos, Badi Assad, Ceumar e Johnny Hooker. Vencedora do Prêmio Profissionais da Música por dois anos, do Prêmio Grão de Música e do Festival da Canção – Ano Aldir Blanc, acaba de retornar de turnê pelo Canadá, Bélgica, Dinamarca e França. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
EDIVALDO CLEMENTINO DA COSTA JUNIOR
[email protected]