Festival Hip Hop Aprendizado para a vida – 2ª edição
Cultura urbana como ferramenta de transformação social em escolas do DF
ZECA BARROSO
12/08/2025 13h04 - Atualizado há 7 horas
Primeira edição do projeto aconteceu em 2024- crédito: Wild Unlimited Crew
Em agosto e setembro de 2025, a segunda edição do Festival Hip Hop Aprendizado para a Vida vai percorrer escolas públicas do Distrito Federal, com foco em regiões periféricas como Itapoã, Paranoá e São Sebastião. A proposta é clara: levar arte, escuta e pertencimento para dentro das salas de aula por meio dos quatro elementos do hip hop — breaking, DJ, graffiti e MC.
Mais do que um festival cultural, o projeto é um instrumento de transformação social. Por meio de oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas, o Hip Hop Aprendizado para a Vida atua diretamente na promoção da cidadania, no combate ao bullying, à evasão escolar e à violência, incentivando o respeito mútuo, a autoestima e o diálogo entre estudantes, educadores e comunidade.
Em cada escola parceira, a programação inclui apresentações de dança (breaking), graffiti ao vivo, discotecagem com DJs e rimas com MCs, rodas de conversa com artistas convidados e educadores, painéis temáticos sobre bullying e o papel da arte como agente de transformação, além de shows e intervenções culturais com nomes como Wild Unlimited Crew, DJ Sapo, Karen Borbo, MC Zapatta, BGirl Nay, entre outros convidados especiais.
“Quando comecei no hip hop, nunca imaginei que a dança seria mais que passos e ela transformou minha vida e a de muitos jovens. O Hip Hop Aprendizado para a Vida nasceu para levar às escolas o que aprendi: respeito, disciplina, união e superação. Na primeira edição, vi talentos florescerem e jovens acreditarem nos próprios sonhos. Agora, na segunda, seguimos mais fortes. Cada ação é uma semente e o hip hop permanece e, no tempo certo, transforma. Sou grato a todos que acreditam e a cada jovem que me mostra que o hip hop é, de fato, aprendizado para a vida”, afirma Nieliton Nunes, Bboy E1, à frente do projeto.
O Hip Hop Aprendizado para a Vida é levado às escolas pela Grupo Wild Unlimited Crew, formado por uma equipe apaixonada por hip hop e comprometida em promover a cultura urbana nas comunidades. O grupo já participou de eventos nacionais como o “Quando as Ruas Chamam”, em Brasília, e internacionais, como o Outbreak Europe, na Eslováquia, e o Battle of the Year Brasil, em São Paulo. Além disso, a Wild Unlimited Crew atua como um espaço de formação e está empenhada em proporcionar oportunidades de aprendizado e crescimento para os jovens através de workshops de break, grafite, rap e DJ.
O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).
Acompanhe:
Instagram: @wildunlimitedcrew
Instagram do projeto: @hiphopaprendizadopravida
E-mail: [email protected]
Site: www.hiphopaprendizadopravida Donna Mídia Comunicação
Charlotte Vilela
(61) 98151-2400
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOSÉ CARLOS CAMAPUM BARROSO
[email protected]