Cia. Paulicea faz temporada de Rio João no Teatro de Arena

Com músicas originais e elenco plural, montagem celebra a vida e obra de João das Neves e seu legado libertário para a cena brasileira

NOSSA SENHORA DA PAUTA ASSESSORIA DE COMUNICAçãO
12/08/2025 19h47 - Atualizado há 13 horas

Cia. Paulicea faz temporada de Rio João no Teatro de Arena
Crédito Arô Ribeiro
De 21 a 31 de agosto, a Cia. Paulicea ocupa o histórico Teatro de Arena Eugênio Kusnet, em São Paulo, com o espetáculo RIO JOÃO, uma celebração à vida, ao teatro e ao legado do dramaturgo, diretor, ator e poeta João das Neves (1934-2018). Com dramaturgia de Solange Dias, que dirige a obra ao lado de Alexandre Kavanji, a montagem reúne no palco André Pastore, Cássio Castelan, Denise Guilherme, Dudu Oliveira, Edi Cardoso e Érika Coracini, acompanhados pelos músicos Cleiton Pellado, João Rocha, Maurício Pazz e Léo Nascimento – também diretor musical.

A escolha do Teatro de Arena para esta temporada carrega um simbolismo especial. “O Arena é um espaço sagrado para o teatro brasileiro, palco de obras de resistência nos anos 1960 e 70. Trazer o João para este espaço, que dialoga com a trajetória dele no Grupo Opinião, é unir aquilo que celebramos no espetáculo: o teatro como resistência e como potência de transformação”, afirma a dramaturga e diretora Solange Dias.


Fruto de um processo colaborativo, RIO JOÃO integra um projeto mais amplo de pesquisa sobre a vida e a obra de João das Neves, iniciado em 2022 com o projeto Missão João das Neves – Em Busca de uma Nação Imaginada, contemplado pela 38ª Lei de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo, e ampliado em 2024 com circulação por oito cidades via ProAC. A criação partiu de fragmentos da vida e da dramaturgia de João, cruzados com as memórias e trajetórias pessoais dos intérpretes e músicos, resultando em um trabalho que transita entre teatro, música, dança e prosa.

Trajetória de João das Neves
No palco, o público encontrará um espaço de encontro, sem hierarquias, no qual relatos, canções e danças se alternam com conversas diretas com a plateia, criando um clima de celebração coletiva. O espetáculo percorre momentos marcantes da trajetória de João – do Rio de Janeiro com o Grupo Opinião, passando pelo Acre e sua relação com os povos originários, ao trabalho em Minas Gerais, onde viveu grande parte de sua vida – conectando-os a questões urgentes do Brasil de hoje, como a preservação ambiental, a luta contra as desigualdades e a valorização das culturas populares.

“A gente acredita que imaginar um Brasil que canta, dança e festeja é um ato de resistência. É uma forma de dar visibilidade às histórias e às culturas que sustentam nossa identidade, e que muitas vezes foram apagadas”, diz Solange. “O teatro, assim como o canto e a dança, é essa energia de vida que nos permite resistir, sonhar e criar um mundo mais justo”.

Com 28 anos de trajetória, a Cia. Paulicea é reconhecida pelo diálogo profundo com a cultura brasileira e latino-americana, articulando arte e reflexão política em criações que já circularam por importantes festivais nacionais e internacionais, como FIT Rio Preto, FIT Londrina, FIT Havana (Cuba) e o Circuito Sesc de Artes. As mais recentes montagens foram Relampião (2012), espetáculo de rua criado em parceria com a Cia. do Miolo e A Razão Blindada (2016), texto de Arístides Vargas com tradução de João das Neves.

Serviço:
RIO JOÃO

21 a 31 de agosto, quinta-feira a sábado, 20h e domingo, 18h.
Teatro de Arena Eugênio Kusnet – Rua Dr. Teodoro Baima, 94 – Vila Buarque, São Paulo.

70 minutos | 14 anos | Ingressos gratuitos (retirada uma hora antes da sessão na bilheteria do teatro).
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FREDERICO PAULA JUNIOR
[email protected]


Notícias Relacionadas »