Muito além de fiscalizar horários, os sistemas de controle de ponto estão ganhando um papel estratégico nas empresas: ajudar na gestão de pessoas, na análise de produtividade e na tomada de decisões com base em dados.
Com o uso de recursos como reconhecimento facial, biometria digital, cartões de proximidade e QR Codes, o controle de ponto passou a oferecer uma visão mais ampla e precisa sobre a jornada dos colaboradores — o que vem beneficiando tanto as equipes de Recursos Humanos quanto os próprios gestores operacionais.
“Hoje, o controle de ponto deixou de ser um mecanismo de cobrança para se tornar uma ferramenta de inteligência. Ele revela padrões, ajuda a identificar gargalos e melhora a alocação de recursos humanos”, afirma Jocimar Ristow, diretor da Simpax, empresa especializada em soluções de controle de acesso, ponto e presença.
A adoção de um sistema de ponto além de facilitar o registro da jornada dos colaboradores, também permite acompanhar indicadores como assiduidade, atrasos e horas extras, cruzando essas informações com metas e resultados. Com isso, líderes conseguem fazer ajustes de escala mais assertivos e podem tomar decisões baseadas em evidências. Além disso, a integração do sistema de ponto com plataformas de folha de pagamento reduz o retrabalho, evita erros na contabilização de horas e no lançamento de justificativas.
O controle de ponto no novo mundo do trabalho
Com jornadas híbridas, escalas alternadas e equipes externas se tornando realidade para muitas organizações, os sistemas de controle de ponto também se adaptaram. Hoje é possível registrar presença via aplicativo com geolocalização, acessar registros em tempo real graças à tecnologia em nuvem e oferecer múltiplas formas de autenticação, de acordo com o perfil da empresa.
“A tecnologia precisa se moldar à operação, não o contrário. É por isso que oferecemos soluções flexíveis, capazes de atender empresas de todos os portes e segmentos.”, completa Ristow.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALINE PORFIRIO RIBEIRO
[email protected]